Livramento se despede de Paulo Lago

Secretário da Fazenda enfrentava o câncer e em momento algum perdeu a combatividade ou o bom humor

As últimas homenagens pouco antes do meio dia de ontem no cemitério parque

O sepultamento do contador Paulo Garagorri Lago, 58 anos, secretário municipal da Fazenda de Livramento ocorreu ontem pouco antes das 12h no cemitério parque ecumênico Vale dos Sinos. Familiares, amigos, colegas e correligionários acompanharam o cortejo que saiu da frente da prefeitura municipal às 11h30 de ontem. O clima de tristeza na quarta-feira de Cinzas foi uma marca que contrastava com o sempre bem humorado jeito fronteiriço de Lago, que fazia questão de manter sua autenticidade, ou, como é comum dizer: manter-se doble-chapa. O sotaque de fronteira era outra das características perceptíveis na conversa franca e direta do secretário.

Considerado pelos seus amigos e colegas de trabalho como dono de uma inteligência brilhante, era afamado pelo raciocínio lógico e pela capacidade de fazer cálculos complexos, além da aguda visão política que possuía, tendo destacada atuação na tendência partidária à qual pertencia, o PT Amplo e Democrático, mas, ao mesmo tempo, sendo muito respeitado pela íntegra do partido, tendo se tornado um dos conselheiros do prefeito Glauber Lima, a quem este ouvia com muita atenção na tomada de decisões.

Paulo Lago, como era mais conhecido, faleceu na manhã de terça-feira, 4 de março, em Porto Alegre, após uma heróica luta contra o câncer.

Desde a chegada do corpo, no início da noite de terça até o fim da manhã da quarta-feira, as despedidas ocorreram no Salão Nobre General Flores da Cunha. Foram vários os amigos, lideranças e agentes públicos, partidários ou não do PT, que compareceram na manhã de ontem, para se despedir de Paulo e externar condolências à família.

 

Paulo Garagorri Lago

•Nascimento: *10 de agosto de 1955

•Falecimento: +04 de março de 2014 

•Casado com Irene Maria Guerra Albornoz, desde 13 de abril de 1993, agnóstico, filiado ao PT no Brasil e ligado ao Partido Socialista Lista 90, em Rivera, Uruguai. Estudou no Liceo nº1 Dra. Celia Pomoli, turma de 1973, e, logo depois no Colegio Santa Teresa de Jesus. Na graduação, formou-se em Ciências Contábeis na Aspes-Urcamp, turma de 1977, tendo passado no concurso para o Banco do Brasil, onde atuou por mais de uma década; desligou-se da instituição financeira indo residir em Brasília e, retornando ao estado, atuou como gerente da operadora de telefonia Vivo de 1997 até 2002. Após, ingressou no governo estadual, no Instituto de Previdência.

•Deixou a esposa, Irene Maria e os filhos e enteados Felipe Lago, Irene Modernel da Rosa, Gabriela Albornoz Gonçalves, Manuela Albornoz Gonçalves, Dilney Gonçalves e Luis Paulo.

Bacharel em Ciências Contábeis pela Associação Santanense Pró Ensino Superior (Aspes), Paulo Lago era pós-graduado em nível de Aperfeiçoamento Técnico Pedagógico em Contabilidade. Foi funcionário de carreira do Banco do Brasil por mais de 10 anos, de onde se desligou ao aderir ao PDV – Plano de Demissões Voluntárias da instituição nos anos 90. Foi filiado ao PDT por algum tempo, tendo se desligado dos trabalhistas e, logo depois, ingressado no PT, sigla que presidiu e pela qual concorreu a deputado estadual. Lago também tinha curso em Gestão de Pessoas certificado pela Fundação Getúlio Vargas. Foi professor auxiliar da Aspes e exercia a função de contador no Instituto de Previdência do Estado do RS – IPE, tendo se desligado para retornar para Livramento e assumir a Secretaria de Fazenda. Quando questionado a respeito do motivo, era sereno e convicto em responder que acreditava no projeto de governo do PT. Contador profissional, residiu em Brasília, onde trabalhou na Federação dos Bancários e, posteriormente, em empresa de telefonia.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.