Médico Santanense participa de Jornada sobre Câncer de Intestino

Doença fatal cresce na metade sul, mas pode ser diagnosticada e combatida precocemente com fácil acesso à população 

Câncer de Intestino

Foi lançada em Porto Alegre no dia 28 de maio, a Jornada de Combate e Prevenção do Câncer de Intestino, 3° Câncer mais perigoso no Brasil e só perde nas mulheres para o câncer de mama e no homem, para o câncer de próstota. Particularmente na metade sul do Estado, está a maior incidência de casos. Percebendo a pouca visibilidade que esta doença tem em comparação as outras, resolvemos ouvir o especialista que tem mais de 35 anos de experiência na medicina, e mais uma vez está se especializando para levar mais saúde às pessoas. O coloproctologista Doralício Macedo Lopes recebeu a equipe do Jornal A Plateia em seu consultório, onde tratou pontualmente cada etapa do câncer, desde a prevenção, até o seu tratamento depois de diagnosticado.

Entrevista

Jornal A Plateia: Qual a demanda que o levou a esta Semana de Prevenção ao Câncer de Intestino?

Dr. Doralício Macedo Lopes
Coloproctologista

Dr. Doralício: O Câncer de Intestino, é pouco divulgado, pois é ofuscado pelo grande número de câncer de mama e próstota, por isso ele chega na terceira posição pela falta de informação da população sobre sua existência, e consequentemente, prevenção e tratamento precoce da doença.

Jornal A Plateia: Como foi abordado o tema dentro da Seminário de Prevenção ao Câncer de Intestino?

Dr. Doralício: Palestras foram ministradas por autoridades estaduais e em nível nacional sobre o assunto, tocando em pontos fundamentais como tratamento, diagnóstico e prevenção. Foi montado dentro do Barra Shopping na Capital Gaúcha, um túnel com formato do intestino grosso com o objetivo de fazer com que as pessoas que entrassem no local, observassem não só o funcionamento do intestino mas a ação do câncer e outras doenças que o atacam. Ainda foi declarado o mês de maio como o “mês laranja”, cor da fruta que previne o Câncer de Intestino.

Jornal A Plateia: A laranja como disse é fundamental para a prevenção. Existem mais alimentos e atitudes que podem ser tomadas para evitar este Câncer?

Dr. Doralício: A laranja é rica em fibras, principalmente no seu “bagaço”, onde contêm substâncias necessárias para um melhor funcionamento do intestino, lembrando que a laranja previne várias outras doenças, ressaltando também que é uma fruta de fácil acesso da população. Além dela também há o pão preto com fibra vegetal, verduras e legumes que são ricas em fibras e são outros alimentos importantes para evitar a doença. Outro aspecto a salientar é a diminuição de carne vermelha que em excesso é perigosa devido a ácidos que ela contém. Pescados, carnes suínas e de frango são recomendados. Exercícios físicos, como meia hora de caminhada, são fundamentais na prevenção, assim como evitar o ácool e o tabaco.

Jornal A Plateia: Como é diagnosticado o câncer de intestino e qual a idade mais atingida pela doença?

Dr. Doralício: O diagnóstico é feito com dois tipos de exames. A pesquisa de Sangue Oculto (PSO) e a videocolonoscopia, a segunda mais elaborada pode ser agendada pelo SUS. No Uruguai é obrigatório o exame de PSO. A respeito das idade das pessoas, as mais atingidas são pessoas entre 50 e 60 anos, mas ainda pode ocorrer com mais jovens mas são casos raros.

Jornal A plateia: Como é a ação do câncer e seus sintomas e qual a eficácia destes exames preliminares?

Dr. Doralício: O câncer tem sua ação nas camadas do intestino, começando do tamanho de uma ervilha e assim penetrando nas camadas e após se espalhando por outros órgãos. Esta última etapa já é um estágio avançado e difícil de haver retorno. Perda de peso, mudança de hábito intestinal, diarreia, dias sem evacuação do intestino e perda de sangue pelo reto são os sintomas mais claros deste câncer.
Os exames podem simplesmente salvar em definitivo a vida dessa pessoa pois detecta o pólipo. Este pólipo demora 5 anos para se formar. Se tomadas medidas dentro destes 5 anos, está pessoas terá 90% de chance de cura.

Jornal A Plateia: Com toda sua experiência, o que pode passar ao leitor do Jornal A Plateia para ele poder evitar hoje este problema?

Dr. Doralício: No Brasil em 2014, 32.600 pessoas terão câncer de intestino. É de extrema importância que as pessoas procurem os postos de saúde da cidade e procurem se informar mais sobre a doença, assim como a alimentação e exercícios além dos exames como o PSO que é mais simples e pode evitar que a doença se prolongue. A maior “cura” do câncer ainda é a prevenção.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.