Dia mundial de combate ao câncer

Prevenção continua sendo o melhor remédio

Unidade de saúde na Rua Daltro Filho

No dia 4 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial do Câncer, e no dia 5, o Brasil comemora o Dia Nacional da Mamografia. Em datas tão importantes, dados da saúde em Livramento demonstram que ainda há muito por fazer.

Segundo informações da coordenadora de Saúde da Mulher, da Criança e do Homem, Raquel Pinheiro, a saúde tem andado devagar. Com relação às campanhas de prevenção ao câncer e exames de mamografia, as unidades e profissionais de saúde têm desenvolvido um trabalho de busca ativa pelas mulheres, incentivando a população para a realização do exame. “Não se pode mais esperar que as pessoas venham até as unidades, é preciso ir buscá-las”.

As atividades de assistência nas casas e habitações rurais têm contribuído para o acesso da população à rede de saúde e prevenção do câncer por meio de coletas e exames. Também são dadas orientações e incentivo para a população procurar cada vez mais cedo a rede de saúde para exames de prevenção.

Raquel Pinheiro, coordenadora de Saúde. “Nossa campanha diária tem se tornado uma busca ativa de pessoas para a realização de exames de prevenção”uf

Conforme a coordenadora Raquel Pinheiro, as unidades de saúde em todo o Brasil devem trabalhar com metas e campanhas a serem atingidas. “No fim de 2013, por exemplo, Livramento ficou abaixo da expectativa com relação ao acesso e coletas de exames de Papanicolau, fazendo apenas 3.000 coletas. Se compararmos com dados demográficos de uma população, em torno de 80.000 mil habitantes como é hoje, ainda há muito que ser feito”, afirmou.

A Coordenadora comenta que ainda não existe uma cultura forte de prevenção: as mulheres e homens não estão tão preocupados em fazer os exames e buscar orientação nas unidades de saúde. A população precisa saber que prevenir ainda é o melhor caminho. Muitos só procuram a rede de saúde quando já estão em situação avançada, dessa forma fica muito mais difícil fazer o tratamento.

Com relação ao exame de mama e combate ao câncer, Raquel afirma que as mulheres que estiverem no perfil de 35 a 40 anos de idade já podem se dirigir a um posto ou unidade de saúde a agendar a data do seu exame. A prefeitura, por meio de licitação, disponibiliza e custeia o exame por meio de um laboratório particular. Assim, não existe razão para esperar fazer o exame. Outros programas como o PAISM – Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, são parceiros na prevenção do câncer de mama e colo de útero.

Raquel Pinheiro garante que muito ainda pode ser feito. Nas unidades, as agentes de saúde e profissionais são orientadas a fazer a busca ativa, ou seja, identificar pacientes e encaminhá-los para a unidade do seu bairro. “Mesmo aquelas que vêm à unidade com o intuito de uma consulta simples ou de rotina são abordadas sobre a importância do exame”. Segundo ela, atualmente, o município conta apenas com 12 agentes de saúde, ou seja, ainda há bairros desassistidos. “Com a realização do concurso público, no fim de fevereiro, esperamos mudar este quadro”.

Quem desejar saber mais a respeito, pode procurar as unidades de saúde de cada bairro, que estão abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Cada um deles conta com a presença de um enfermeiro capacitado para fazer a coleta de material, além de dar as orientações adequadas para cada caso e auxiliar na prevenção de doenças graves como o câncer.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.