A importância do diagnóstico precoce para a saúde da mulher

Especialista fala a respeito dos exames que devem ser realizados periodicamente

Por muitas décadas, os serviços de saúde deram atenção especial ao diagnóstico e ao tratamento de doenças, deixando a prevenção em segundo plano. Porém, nos últimos anos, tem-se observado uma preocupação maior com a adoção de métodos preventivos, com o objetivo de evitar o aparecimento das doenças. “Sabe-se, hoje, que prevenir é sempre mais fácil e eficaz do que esperar a doença se instalar, para então tratá-la”, foi o que destacou Raquel Martins Pinheiro, enfermeira e coordenadora da Atenção Básica no município. Segundo ela, o método é o que se chama de promoção ou prevenção primária da saúde. No caso da saúde da mulher, o Ministério da Saúde já tem estabelecido dois programas principais de prevenção: o do câncer de mama e do câncer de colo de útero. Porém, existem outros programas que beneficiam homens e mulheres, como a detecção precoce de hipertensão e diabetes.

Raquel Martins Pinheiro, enfermeira e coordenadora da Atenção Básica no município

A coordenadora esclareceu que a prevenção consiste em cuidados e realização de visitas ao médico para exames periódicos. Quanto à orientação de cuidados, é interessante observar que os mesmos cuidados podem servir para a prevenção e/ou controle de diversas doenças. Por exemplo, exercícios físicos regulares (aqueles realizados durante 40 minutos seguidos, por no mínimo 3 vezes por semana) ajudam a evitar ou controlar osteoporose, diabetes e doenças cardiovasculares, como infarto e hipertensão. Porém, o melhor é que estes exercícios sejam sempre feitos sob supervisão de um profissional habilitado, para que eles realmente tragam benefícios à saúde, e não venham a prejudicar a mulher por terem sido realizados de maneira errada ou inadequada para aquela pessoa.

Outra orientação é a adoção de uma dieta controlada e balanceada. De acordo com Raquel, o município conta, também, com o atendimento de nutricionista. Por dieta não entenda-se regime, mas sim o uso de alimentos saudáveis. Por exemplo, evitar alimentos gordurosos e frituras, e abusar de frutas, legumes e verduras ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e dislipidemias (alterações do colesterol e/ou triglicerídeos), além da osteoporose (verduras folhas verdes-escuras, como espinafre, couve e brócolis).

A consulta médica com especialista para a realização de exames físico, laboratorial e de imagem também deverá ser realizada, com periodicidade mínima de 1 ano, sendo que em alguns casos pode ser necessária uma frequência menor. Os exames solicitados dependerão da história médica de cada um e da propensão individual para desenvolver uma ou outra doença. Para as mulheres, entretanto, a realização de preventivo (citopatológico de colo uterino ou papanicolau) e de mama (exame físico, ultrassom ou mamografia, dependendo do caso) deverá ser anual. A solicitação de outros exames, como ultrassom pélvica ou densitometria óssea, dependerá da avaliação do médico especialista.

Raquel fez questão de frisar a importância que há em se realizar o preventivo ou papanicolau. “As mulheres devem procurar os postos de saúde, e agendar seus exames, e quando realizado, buscar o resultado”, destacou a coordenadora, ao lembrar que muitas mulheres fazem os exames, e no entanto não buscam o resultado. De acordo com Raquel, ainda é baixo o índice de pessoas que vão até os postos de saúde para agendar seus exames, que são de suma importância para a prevenção de algumas doenças. O tratamento do câncer, por exemplo, é muito desgastante, e muitas vezes não se alcança a cura. “Em todas as unidades básicas de saúde existem enfermeiros que estão habilitados a realizar o exame de prevenção do câncer de colo do útero e o encaminhamento da mamografia”, ressaltou ela. A coordenadora lembra, ainda, que não há a necessidade de filas, e é simples, mas muito importante que se realize os preventivos.

No Brasil e no Estado há um grande índice de câncer do colo do útero e de câncer de mama, e Raquel observa que em Sant’Ana do Livramento não há uma cultura para prevenção de doenças, as pessoas procuram o atendimento médico quando já estão sentindo dores ou sentem caroços pelo corpo. Por esse motivo, a coordenadora procurou o jornal A Plateia, para fazer um chamamento às mulheres santanenses, para que passem a procurar os serviços que estão disponíveis nos UBS. “A prevenção é o melhor remédio, e está em suas mãos”, destacou Raquel.

A importância que têm os exames periódicos da saúde da mulher, na visão da especialista

“Hoje em dia, a consulta ginecológica se tornou praticamente a consulta clínica da mulher. A paciente vem, a gente faz toda a revisão ginecológica na parte das mamas e da genitália inferior, e também acabamos fazendo exames clínicos, como verificação da pressão arterial, exames de sangue, em que controlamos a glicose, tireóide, diabetes, colesterol alto, entre tantos outros. Na verdade, o ginecologista, atualmente, se tornou um clínico. Uma vez por ano, é aconselhável que se faça o exame do Papanicolau, que é a coleta do pré-câncer. Esse exame, sendo feito três vezes sem apresentar nenhuma alteração, até pode passar a ser realizado de dois em dois anos. Outra revisão feita é a mamografia, um exame que, na verdade, não é preventivo. Ao contrário do papanicolau, com o qual se consegue ver células que estão em processo de se transformar em um câncer, porém ainda não são, na mamografia se veem células que já são cancerígenas. A gente consegue fazer uma cirurgia menos agressiva, menos invasora, tirar pouco tecido mamário, com menos danos, evitando muitas vezes as sessões de quimioterapia, que são, sem dúvida, extremamente desconfortáveis. Quando a mulher faz esses exames anualmente, consegue-se ter, caso haja alterações, um menor dano ao organismo da paciente, principalmente na parte da estética. Embora sejam exames diferentes, são indispensáveis para diagnósticos precoces ou em fases iniciais de algum tumor.Outro exame de prevenção que se faz nas mulheres já com uma idade mais avançada, que estão há alguns anos em menopausa, é o da osteoporose. É a densitometria óssea, que nos ajuda a avaliar a massa óssea da paciente. Nesse exame, podemos detectar quando a mulher está começando a desenvolver a doença, podendo evitar a sua progressão, com o desenvolvimento da osteoporose propriamente dita. Até se consegue melhorar um pouco a massa óssea naquela paciente que já desenvolveu a doença. Quando a mulher tem na história familiar casos de câncer, por exemplo uma tia que desenvolveu com 45 anos a doença, deverá começar a fazer seus exames preventivos com, no máximo, 35 anos. Um tumor de mama, até atingir um centímetro, já está em média há dez anos no corpo da pessoa, pois ele cresce um milímetro por ano. É muito importante que se faça os exames de prevenção e mamografia, principalmente nas mulheres com casos de câncer na história familiar”, destacou a médica ginecologista e obstetra Ana Paula Brunet Assmann .

“Acho extremamente importante para a mulher realizar os exames periodicamente. Evita muitos incômodos futuros”
Eleonora Gonçalves, 40 anos

 

 

 

“Sempre faço os exames, sei que são indispensáveis para uma vida saudável, e sem surpresas desagradáveis, pois fazendo os exames se detecta tudo mais rápido”
Elizabete Cobas, 54 anos

 

 

.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.