A Plateia marca presença no 13º Congresso dos Diários do Sul do Brasil

Apresentação do trabalho

Acontece neste sábado, em Canela, na Serra Gaúcha, o 13º Congresso dos Diários do Sul do Brasil. Pela manhã, os participantes assistiram as apresentações dos publicitários Marcelo Aimi e Patrícia Angeletti. À tarde, houve a apresentação dos cases vencedores do Prêmio ADI/Fecomércio de Excelência em Gestão – no qual A Plateia foi classificado em terceiro lugar com o projeto A Plateia En Español.

Enaltecendo o perfil cidadão do encarte A Plateia En Español e a diferença que as matérias têm feito para a comunidade riverense, a chefe de Redação Letícia Gloria e o repórter Washington Pereira, coordenador da equipe uruguaia, apresentaram o case para os participantes do congresso. Foi exibido um vídeo, com produção de Marcelo Pinto e narração de Jorge Flores, que mostrou a integração na Fronteira da Paz e como A Plateia tem traduzido isso em suas páginas diárias.

Em seguida, o jornal Ibiá apresentou o case classificado em segundo lugar: “Atitude”, projeto voltado à preservação do meio ambiente. Instaladas nas residências dos assinantes, as caixas com o logo do jornal substituíram os sacos plásticos que embalavam as edições – diminuindo custos. Em primeiro lugar, o Informativo do Vale, de Lajeado, apresentou o case vencedor: “Meio Ambiente”, caderno criado em 1999.

A premiação dos vencedores do ADI/Fecomércio de Excelência em Gestão e do ADI/Banrisul de Excelência Editorial será à noite, em jantar de confraternização.

Manhã de palestras

A abertura do encontro, que pela primeira vez registra participação de todos os jornais associados, foi feita pelo presidente da Associação dos Diários do Rio Grande do Sul (ADI/RS), Eládio Vieira da Cunha, às 9h. Na oportunidade, Cunha apresentou um mapa estratégico da Associação, que quer chegar a 2016 como a maior mídia impressa do estado.

A primeira palestra foi “Face to Face: As redes sociais no embate com os meios de comunicação. Quem vence?“, de Marcelo Aimi, professor da ESPM e diretor do conjunto Soul. Ele falou sobre a internet como uma nova forma de comunicação e no mundo virtual como “um espelho do mundo real, uma extensão do mundo físico”.

Marcelo apontou a mudança provocada pelas redes sociais na própria estrutura jornalística – quando “o povo gera a pauta para o meio de comunicação”. “Há um empoderamento do público nesse sentido”, registra.

O publicitário citou, ainda, os 4P’s em redes sociais: Perfil humano da empresa; Produzir conteúdo, dialogar, conversar; Propagar, divulgar os produtos; Participar, se envolver com o leitor.

Clientes, Agências e Veículos

A segunda palestrante foi Patrícia Angeletti, presidente do Grupo de Mídia RS. Falando sobre a relação entre clientes, agências e veículos, a publicitária anunciou uma nova lógica do consumo: “não ajuda a vender, você ajuda a comprar”. Ela mostrou o leitor como um propagador dos produtos, da marca. “Essa propagação nas redes sociais acontece muito rápido”, alerta.

Patrícia também citou o que as agências esperam dos jornais – esperam parceiros estratégicos, que entendam o negócio do cliente; parceiros criativos, que ajudam a construir uma ação diferenciada; parceiros do negócio, onde haja transparência para uma relação a longo prazo.

Confira as fotos registradas por Leonardo Silveira.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.