2014 começa aquecido para o comércio de veículos

Livramento tem aumento de frota de carros superior a 225 no mês de janeiro

Fileira de carros, aumento significativo na frota em 2014.

Desde o início da recente crise econômica, o Brasil demonstrou resistência e crescimento gradual em muitos setores da economia.

O cenário que chamou bastante atenção no ano de 2013 foi com relação à venda de veículos e ao aumento da frota em todos os estados do País. Janeiro de 2014 continua a demonstrar o mesmo crescimento.

Livramento, embora conte com uma população em torno de 82 mil habitantes, conforme dados do último censo divulgado pelo IBGE, tem aumentado a cada ano a frota de carros e motos, segundo dados emitidos pelas concessionárias locais, 30% das compras estão relacionados à aquisição do primeiro carro da família.

Segundo Alex Frank Peixoto, gerente de vendas da Nicola Veículos, a primeira quinzena de 2014 apresentou um crescimento de 15% em relação a janeiro de 2013. Muitas das aquisições também se deram em razão de parte da frota iniciar o ano com o IPI reduzido. Quem não pode adquirir o seu carro no ano passado, pôde fazê-lo em 2014 ainda com o desconto do imposto.

Alex Frank informou que a loja em dezembro de 2013 realizou 144 emplacamentos, em janeiro/2014, esse número ficou em 123, mas ainda assim, este foi um bom número para o mês de janeiro se comparado com o mesmo período do ano passado.

Fato curioso mencionado por Alex, é que algumas pessoas que compraram seu carro em 2013 ainda estavam em processo para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas a paixão do brasileiro pelo automóvel prefere garantir o modelo a adiar uma compra.

O Supervisor de vendas da TTERRASUL, Gabriel Garcia dos Santos, comenta que o ano de 2013 foi difícil, cenário já esperado pelos administradores, mas ainda assim as vendas na região foram boas e superaram expectativas. “As vendas no varejo trouxeram para a agência bom lucros”, avalia.
Gabriel Garcia afirma que fechou o mês de janeiro com 102 emplacamentos de veículos. Para 2014, a aposta está em novos modelos e acessórios, além das vantagens para financiamentos e taxas flexíveis.

A Plateia procurou ainda outra grande concessionária da região para falar um pouco dos números em 2014, mas não foi possível realizar a pesquisa.

Dados divulgados na última quinta-feira pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea, revelam que todas as regiões do País registraram, desde 2002, aumento nos níveis de produção e do mercado interno.

Em 2013, o mercado interno comercializou 3,77 milhões de automóveis, crescimento de 154,8% frente as 1,5 milhões em 2002. No ano passado foram produzidas 3,71 milhões de unidades enquanto em 2002 saíram das linhas de montagem 1,79 milhões.

O forte aumento nos níveis de produção nos últimos anos se deve à busca por vantagens competitivas, a proximidade dos novos mercados consumidores e pela facilidade de exportação em alguns estados. Em Livramento, o que se pode notar é o crescente poder aquisitivo da classe C e o interesse no veículo de passeio.

Muita das compras realizadas por santanenses se enquadra na troca do veículo antigo pelo modelo mais novo. O meio mais comum para a aquisição continua sendo o contrato de financiamento. A oferta de taxas menores e juros mais em conta acabam incentivando o consumidor na troca do veículo.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.