Campanha de doação de sangue arrecada apenas 100 bolsas

Quantidade ainda é insuficiente para suprir a demanda local, de 180 por mês

Apesar de ter sido superior à última etapa, a coleta ainda é insuficiente para abastecer o município.

Aconteceu, nesta segunda-feira, mais uma etapa da campanha de coleta sanguínea na Santa Casa de Misericórdia. O hospital esteve de portas abertas à população, das 9h às 12h, e das 13h às 16h. Cem bolsas foram arrecadadas, enquanto a quantidade necessária para o município é de 180. A equipe do Hemocentro de Alegrete esteve presente na cidade para realizar a coleta das doações. Na etapa anterior foram 70 bolsas arrecadas.

Campanha
Duas vezes por mês, os santanenses podem se dirigir à Santa Casa de Misericórdia para realizar sua doação. Ainda neste mês, a próxima coleta ocorrerá na quarta-feira, 19, das 9h às 12h, e das 13h às 16h, no setor de traumatologia convênios, ao lado da capela.

Procedimento
O procedimento é bem simples: ao chegar ao hospital é realizado um cadastro básico do doador, que deve apresentar documento de identificação com foto. Após, o indivíduo passa por uma triagem, com verificação dos sinais, como pressão arterial, frequência cardíaca, hemoglobina e temperatura. Além disso, a pessoa passa por uma entrevista rápida com a assistente social, para verificar se está apta à doação, de acordo com seu estilo de vida.
O tempo de espera e doação dura, em média, vinte minutos, podendo, após o procedimento, a pessoa continuar realizando suas tarefas, apenas evitando o esforço físico.

Doações
Os índices de pessoas doadoras de sangue ainda são bem baixos em relação à necessidade da população, que precisa de transfusão.

Em quais condições devo estar para poder doar sangue?
- Sentir-se bem, com saúde;
- Ter entre 18 e 69 anos de idade;
- Pesar mais que 50 kg;
- Apresentar documento com foto, que seja válido em todo o território nacional, como Carteira de Motorista ou de Identidade;
- Não ter diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;
- Não ser portador do vírus da AIDS;
- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis (relação sexual com parceiro eventual, sem uso de preservativo, nos últimos 12 meses);
- Não estar grávida ou amamentando;
- Não ser usuário de drogas;
- Não ter feito piercing ou tatuagem nos últimos 12 meses em locais não controlados pela Vigilância Sanitária;
- Não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos 12 meses.

Quais testes são realizados na amostra de sangue após a doação?
Após a doação, são realizados no sangue do doador testes para doenças infecciosas, como AIDS, hepatites C e B, doença de Chagas, HTLV I/II, sífilis e um exame para saber o tipo sanguíneo do doador. Esses testes laboratoriais visam proteger quem vai receber o sangue – são exames de triagem e não de diagnóstico.

Quais são as orientações para o dia da doação?

-Durma bem na noite anterior à doação;
-Não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas antes;
-Não faça jejum;
-Evite fumar nas 2 horas antes;
-Após a doação, aguardar no mínimo uma hora para dirigir curtos percursos e duas horas para viagens;
- Não fazer exercício físico acentuado nas 12 horas que se seguem;
- Interromper, por 12 horas após a doação, atividades como pilotar avião, helicóptero, esporte radical e trabalhar sob o risco de grandes alturas.

Respeitar os intervalos para doação:
-Homens – 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses);
-Mulheres – 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).

Luiz Eduardo Clipes, 53 anos, funcionário estadual.
“Quem não tiver esclarecimento sobre o assunto, eu aconselho que busque. O próprio corpo reestabelece o sangue após um tempo, é importante doar, pois não sabemos se no dia de amanhã alguém vai precisar”.

 

 

 

 

Marcos Antunes, 32 anos, promotor de vendas
“Doava no Uruguai, depois em um laboratório, hoje estou aqui! Não é preciso ter medo, no futuro essa ação vai salvar vidas, quem sabe nós mesmo podemos precisar do próprio sangue que doamos”.

 

 

Maritânia, 40 anos, agricultora: “Não sabemos no futuro, alguém pode precisar! Isso vai salvar vidas”.

 

 

 

 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.