Segunda é dia de doação de Sangue

O Hospital Santa Casa vem trabalhando com quantidade insuficiente para atender o município e necessita de doadores

O objetivo da campanha é mobilizar as pessoas para a doação voluntária de sangue, visto que, o sangue arrecadado nas últimas campanhas não foi suficiente para abastecer o banco de sangue e as necessidades do município. O hospital vem trabalhando com uma quantidade insuficiente para atender a demanda local, que é de 180 bolsas ao mês. Na próxima segunda-feira, 3 de fevereiro, uma nova coleta será realizada, das 9h às 12h, e das 13h às 16h, no setor de traumatologia convênios, ao lado da capela. Uma equipe do Hemocentro de Alegrete estará na cidade para realizar a coleta das doações.Em virtude das férias, os estoques de sangue no município estão muito abaixo do esperado. O Hospital Santa Casa, desde já, agradece a colaboração de toda a comunidade, em nome de todas as pessoas que precisam dessas doações.

Procedimento

O procedimento é bem simples: ao chegar ao hospital, é realizado um cadastro básico do doador, que deve apresentar documento de identificação com foto. Após, o indivíduo passa por uma triagem, com verificação dos sinais, como pressão arterial, frequência cardíaca, hemoglobina e temperatura. Além disso, a pessoa passa por uma entrevista rápida com a assistente social, para verificar se está apta à doação, de acordo com seu estilo de vida.
O tempo de espera e doação dura, em média, vinte minutos, podendo, após o procedimento, a pessoa continuar realizando suas tarefas, apenas evitando o esforço físico.

Quais são as orientações para o dia da doação?

-Durma bem na noite anterior à doação;
-Não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da doação;
-Não faça jejum;
-Evite fumar nas 2 horas antes;
-Após, aguardar no mínimo uma hora para dirigir curtos percursos e duas horas para viagens;
- Não fazer exercício físico acentuado nas 12 horas que se seguem à doação;
- Interromper, por 12 horas após a doação, atividades como pilotar avião, helicóptero, esporte radical e trabalhar sob o risco de grandes alturas.
- Respeitar os intervalos para doação
-Homens – 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses);
-Mulheres – 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.