Doe Sangue, Doe Vida

O Hospital Santa Casa necessita de doações, pois vem trabalhando com apenas 30% de sua capacidade

Mesmo com duas coletas ao mês, o sangue arrecadado no Hospital Santa Casa ainda é insuficiente para abastecer a demanda do município, que é de 180 bolsas ao mês. A única agência transfusional da cidade conta com o apoio da comunidade para abastecer o banco de sangue, dependendo apenas da solidariedade dos santanenses. Com isso, o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Livramento irá realizar, na próxima segunda-feira, 6, uma nova campanha de coleta de sangue, através da doação voluntária da comunidade. As doações, de todos os tipos de sangue, destinam-se ao banco mantido pelo Hemocentro de Alegrete, que abastece a Agência Transfusional do hospital.

A Santa Casa tem buscado reforçar a campanha de doação de sangue, com o objetivo de suprir a demanda que existe hoje no município. Segundo a assistente social Fernanda Soares, que realiza as entrevistas dos possíveis doadores, “não é necessário esperar que a família ou um amigo próximo precise de sangue para você doar. O ideal seria que todos se antecipassem, a fim de se tornar um doador voluntário”. Segundo ela, outro problema enfrentado é na arrecadação de sangue O-, pois somente este tipo de sangue é utilizado nas crianças. “É necessário que haja mobilização para que as pessoas se sensibilizem e façam a doação”, concluiu a assistente. Além disso, “a agência transfusional está abastecendo todos os pacientes que necessitam, tanto pelo SUS, quanto convênio, e também particular. O ideal é que pelo menos cem pessoas, no mínimo, realizem as doações mensalmente. Hoje é uma pena, em torno de trinta pessoas comparecem para realizar as doações”, avaliou.

 Campanha 

Duas vezes por mês, os santanenses podem se dirigir à Santa Casa de Misericórdia para realizar sua doação. Neste mês, a coleta ocorrerá na próxima segunda-feira, 6, e a outra será na quarta-feira, 15, das 8h30 às 11h30, e das 13h30 às 15h30, no setor de traumatologia convênios, ao lado da capela. Uma equipe do Hemocentro de Alegrete estará na cidade para realizar a coleta das doações.

Procedimento 

O procedimento é bem simples: ao chegar ao hospital é realizado um cadastro básico do doador, que deve apresentar documento de identificação com foto. Após, o indivíduo passa por uma triagem, com verificação dos sinais, como pressão arterial, frequência cardíaca, hemoglobina e temperatura. Além disso, a pessoa passa por uma entrevista rápida com a assistente social, para verificar se está apta à doação, de acordo com seu estilo de vida.
O tempo de espera e doação dura, em média, vinte minutos, podendo, após o procedimento, a pessoa continuar realizando suas tarefas, apenas evitando o esforço físico.

Doações

Os índices de pessoas doadoras de sangue ainda são bem baixos em relação à necessidade da população, que precisa de transfusão. Talvez pela falta de informação sobre a importância da doação, ou até mesmo pela falta de conhecimento, ou de como proceder para realizar a doação.

Em quais condições devo estar para poder doar sangue?

- Sentir-se bem, com saúde;
- Ter entre 18 e 69 anos de idade;
- Pesar mais que 50 kg;
- Apresentar documento com foto, que seja válido em todo o território nacional, como carteira de motorista ou de identidade;
- Não ter diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;
- Não ser portador do vírus da AIDS;
- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis (relação sexual com parceiro eventual, sem uso de preservativo, nos últimos 12 meses);
- Não estar grávida ou amamentando;
- Não ser usuário de drogas;
- Não ter feito piercing ou tatuagem nos últimos 12 meses em locais não controlados pela Vigilância Sanitária;
- Não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos 12 meses.

Quais testes são realizados na amostra de sangue após a doação?

Após a doação, são realizados no sangue do doador testes para doenças infecciosas, como AIDS, hepatites C e B, doença de Chagas, HTLV I/II, sífilis e um exame para saber o tipo sanguíneo do doador. Esses testes laboratoriais visam proteger quem vai receber o sangue, são exames de triagem e não de diagnóstico.

Quais são as orientações para o dia da doação?

-Durma bem na noite anterior à doação;
-Não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da doação;
-Não faça jejum;
-Evite fumar nas 2 horas antes da doação;
-Após a doação, aguardar no mínimo uma hora para dirigir curtos percursos e duas horas para viagens;
- Não fazer exercício físico acentuado nas 12 horas que se seguem à doação;
- Interromper, por 12 horas após a doação, atividades como pilotar avião, helicóptero, esporte radical e trabalhar sob o risco de grandes alturas.
Respeitar os intervalos para doação
-Homens – 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses);
-Mulheres – 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.