Prêmio Literário Binacional Paulo Cézar Guggiana

Evento acontece hoje, às 17h, na Biblioteca Pública Municipal

Acontece hoje, às 17h, na Biblioteca Pública Municipal, a entrega do 2º Prêmio Literário Binacional, oferecido pela Biblioteca Comunitária Paulo Cézar Guggiana, referente às inscrições para o ano de 2013. Serão homenageados autores santanenses e riverenses que se inscreveram no concurso nas categorias Poesia, Crônica e Conto. A avaliação dos trabalhos é realizada pela Academia Santanense de Letras.

Fundada em 26 de novembro de 2006, por Jorge Silva dos Santos e Eliete da Silva Souza, a biblioteca tem um acervo de cerca de vinte mil livros, dispostos na própria residência do fundador, na Rua Manoel Prates Garcia, 1812, no Wilson. Entre as categorias disponíveis ao público, estão a Literatura Infantil, Brasileira, Estrangeira, Clássicos da Literatura, enciclopédias, dicionários, atlas, jornais, revistas, além de livros técnicos de Contabilidade, Administração e Direito.

Segundo Jorge, a ideia de criar uma biblioteca sempre existiu. “Eu tenho contato com os livros há 55 anos, sempre convivi com eles, sou apaixonado. Em 2006, contrariando a lógica a nível de recursos e estrutura, decidi montá-la juntamente com pessoas do bairro. Inicialmente tinha um acervo de cerca de 200 livros, que eram meus, hoje com as doações, estimo que já sejam mais de 20.000”.

O fundador ainda conta que o nome da biblioteca é uma homenagem a Paulo Cézar Guggiana, falecido em 2002. Segundo ele, Guggiana foi um grande cidadão de Uruguaiana, mas que conviveu com a comunidade santanense. Era bacharel em Letras e Direito e membro da Academia Santanense de Letras. Também trabalhava como fiscal para o Ministério do Trabalho.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.