Passageiros reclamam da sujeira no terminal de ônibus da Avenida Tamandaré

Segundo usuários do transporte público em Livramento, podem ser encontrados desde garrafas e sacolas até preservativos no local

Anúncios e panfletos sem fim cobrem as colunas

Os usuários do transporte público em Livramento têm enfrentado problemas que transpassam o interior dos coletivos. Quem costuma aguardar os ônibus no terminal da Avenida Tamandaré, convive diariamente com a sujeira e má conservação do local.

Atualmente, toda a extensão do terminal de ônibus encontra-se repleta de sacos plásticos, recipientes de comidas, garrafas pet, vômitos, entre outros detritos. As colunas estão repletas de panfletos e cartazes de anúncios, gerando uma poluição visual que contrasta com as belas paisagens da cidade. O acúmulo de todo esse lixo desfigura o cenário do lugar, além de contribuir para a proliferação de moscas, baratas, ratos e outros insetos, verdadeiro risco de doenças e infecções.

Lixeira abarrotada se torna atrativo para moscas e baratas

As lixeiras, logo cedo, ficam lotadas de lixo e a coleta desse material demora a acontecer, prolongando a exposição e o mau cheiro dos entulhos para as crianças, idosos e passageiros que frequentam o local. Alguns usuários relatam que já foram encontrados até mesmo preservativos usados, descartados sobre os bancos de espera dos passageiros, um transtorno para quem passa o dia trabalhando e não pode sequer sentar enquanto espera pelo transporte.

Em entrevista, muitos passageiros demonstraram consciência que a limpeza e manutenção do local deveria ser preservada também pelos próprios usuários. Objetos descartados em via pública e pichações também são responsabilidades da população. “Ah, o pessoal também não se educa né, vê lixo no chão e joga, pensa que não vai fazer diferença, mas faz”, disse a Sra. Cleide Alves, usuária do transporte coletivo, indignada com a sujeira do local.

 

As senhoras Eliane Cruz e Carla Simone comumente usam o terminal para aguardar o ônibus e relatam que “nunca vimos esse terminal limpinho, tem sempre muito lixo e parece que a prefeitura não faz a coleta. É difícil até ficar com as crianças aqui, tem muito lixo”.

“Também falta consciência da população que joga lixo na rua”

 

“Há dez anos que vejo isso aqui e não tem melhora para a população, parece que está abandonado”

Frequentadores do terminal e transeuntes do entorno afirmam que não observam equipes de limpeza urbana cuidando da conservação do terminal. O lixo vai se acumulando e, muitas vezes, só troca de lugar, causando transtornos todos os dias para turistas e trabalhadores usuários do terminal.

A expectativa da população é que algumas providências sejam tomadas por parte do poder público para que o entorno da estação e o próprio terminal tornem-se lugares mais agradáveis e limpos, atendendo adequadamente os usuários do transporte público e populares que visitam o local todos os dias.

Procurada pela reportagem, para esclarecimentos sobre as condições do terminal, a secretária de Serviços Urbanos, Ana Assef, não havia se pronunciado até o fechamento desta edição.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.