Curso de Direito da Urcamp Livramento está entre os melhores oferecidos por instituições privadas no país

Coordenador do curso de Direito, prof. Jose Carlos Lobato Bongers

O curso de Direito da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), campus universitário de Sant’Ana do Livramento, ficou entre os 300 melhores no país das 871 instituições que constam da lista divulgada com o resultado da última edição do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Aplicado entre julho e agosto deste ano, o exame da OAB é prova obrigatória para quem quer ser advogado no Brasil. Para receber a carteirinha de advogado, o bacharel em Direito precisa passar por duas avaliações, uma prova objetiva (primeira fase) e outra discursiva (segunda fase).

Em 254ª posição no ranking das universidades do Brasil, a Urcamp Livramento vigorou entre o seleto grupo de universidades privadas do Rio Grande do Sul, tendo seu nome entre instituições como UCS (126º), UniRitter (158º), PUC-RS (177º) e Unisinos (243°). Para o coordenador do curso de Direito da Urcamp Livramento, professor Jose Carlos Lobato Bongers, o resultado é um termômetro para medir a qualidade de ensino oferecido, considerando que se trata da prova mais rigorosa na história do exame da Ordem. “Mostra o excelente trabalho dos professores do curso de Direito e também o empenho dos alunos em evidenciar seus conhecimentos no exame. Estão todos de parabéns”, comemora. Lobato destaca a importância de o aluno exercitar na prática o conhecimento. “Oferecemos aulas práticas, tanto a simulada que é feita no foro universitário, como a prática real, nos dois postos de atendimento, com assistência jurídica gratuita no Foro da Justiça Federal e na Estadual”, relata.

Ainda de acordo com o professor, os examinadores do Ministério da Educação (MEC), na última inspeção realizada na instituição, mostraram-se impressionados com os convênios do Judiciário Federal e Estadual. “Os examinadores disseram não terem visto esse atendimento nas demais instituições. O que mostra que estamos no caminho certo. Para a Urcamp, é a possibilidade de prestar um serviço à comunidade de baixa renda, atendendo a finalidade de ensino e filantropia”, aponta. Outra preocupação são os convênios de estágio firmados com a OAB, Ministério Público Estadual e Federal, Procuradoria do Estado, Câmara de Vereadores, entre outros órgãos importantes no município.

De acordo com a pró- -reitora do campus Livramento, professora Iara Brum Lappe, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Práticas Jurídicas é um diferencial. “Existe uma gama de atividades desenvolvidas na Universidade, promovida pelo curso de Direito, como os fóruns simulados, laboratório de informática para a realização das peças processuais, sala de audiência e mediação, a assistência jurídica gratuita, palestras e eventos como ‘Urcamp na Comunidade’, que leva os serviços gratuitamente à comunidade. Isso tudo motiva os estudantes a se integrarem e promove a troca de experiência com profissionais que atuam no mercado de trabalho”, enumera.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.