Aumenta o volume de apreensões de drogas e armas nas fronteiras

Segundo a Polícia Federal local, entre Livramento e Rivera a preocupação maior é com o contrabando de agrotóxicos

As apreensões de drogas, armas e veículos roubados nas faixas de fronteiras (FF) do Brasil aumentaram, em 2013. Os dados dos principais indicadores em relação a 2012 estão no relatório preliminar da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ). O comparativo foi feito entre os meses de janeiro e outubro dos dois anos.

As apreensões de drogas nas FF aumentaram de 68 toneladas, em 2012, para 87 toneladas, em 2013. As apreensões de drogas nos estados, não considerando só as regiões fronteiriças, também registraram elevação de 92 toneladas, em 2012, para 136 toneladas, em 2013. A quantidade de armas de fogo apreendidas saltou de 5.193 para 5.831 no comparativo. 

Contrabando

Na fronteira de Sant’Ana do Livramento com Rivera, a maior preocupação é com o contrabando de agrotóxicos, conforme informou, ontem, o delegado federal Leonei Maruí Moura de Almeira, chefe da Delegacia Regional da Polícia Federal (foto ao lado). “As apreensões de drogas e armas são bastante pontuais e a característica da nossa Fronteira é realmente o contrabando de agrotóxicos, bebidas e cigarros, sendo que este último ainda tem a característica de utilizar a cidade como rota para entrada no Uruguai”, destacou. 

Operação Milano

O delegado também fez referência à operação Milano, em que a Polícia Federal conseguiu desarticular, em abril de 2013, um grupo que atuava no tráfico de drogas na região. A operação identificou que o grupo criminoso era chefiado por dois sujeitos que já cumprem pena na Penitenciária Estadual do Jacuí – Charqueadas e Presídio Regional de Bagé. Ao longo das investigações, foram presas nove pessoas, e apreendidos 6,5 kg de cocaína. Conforme a Polícia Federal, o grupo criminoso era responsável pelo derrame de cocaína em Rosário do Sul, Alegrete e, por consequência, em Livramento. Além de traficar drogas, a quadrilha estava envolvida em homicídios, roubos a estabelecimentos rurais e comerciais, em Dom Pedrito e Bagé, e lavagem de dinheiro. “O grupo flagrado ainda continua preso preventivamente”, disse Leonei. 

Ações

Ainda conforme os indicadores disponibilizados ontem, pela Senasp, as ações de enfrentamento e repressão ao roubo e furto de veículos foram intensificadas, gerando um crescimento no número de veículos recuperados. Foi de 3.717 para 5.680.

Os dados refletem as ações da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras-Enafron, que desde 2009 já investiu mais de R$ 324 milhões em ações como capacitação dos profissionais de segurança pública, estruturação de unidades especializadas (rodoviárias, fluviais e lacustres), monitoramento, controle fronteiriço e implantação de sistemas de radiocomunicação digital e videomonitoramento na fronteira.

A Enafron tem atuação integrada dos órgãos de segurança pública, Receita Federal, Forças Armadas e os órgãos correspondentes dos países vizinhos. Por meio da Estratégia, são implementadas ações de integração federativa entre a União, estados e municípios situados na faixa de fronteira.

A atuação é dividida entre as regiões fronteiriças Norte, Central e Sul, nos estados do Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.