Livramento sediará um dos maiores eventos literários da fronteira oeste

Evento acontece no próximo fim de semana, nos dias 6, 7 e 8 de outubro

Na foto, João Maria, J.N. Canabarro e Jorge dos Santos que deliberaram sobre os últimos detalhes da atividade

Organizado pela Associação Amigos do Livro de Sant’Ana do Livramento/Biblioteca Comunitária Paulo Cesar G. Guggiana, o 3º Armazém Literário e 3º Bolicho Literário deve movimentar a cidade no próximo fim de semana, nos dias 6, 7 e 8 de outubro. O local para realização do evento é a praça General Osório, que vem sendo prestigiada cada vez mais com a realização de eventos de grande porte. Segundo o presidente da entidade, Jorge Silva dos Santos, foram convidadas entidades culturais, livrarias da cidade e região, artistas plásticos, músicos, poetas e escritores da região da Fronteira, além de veículos de comunicação e escolas da rede estadual e municipal de ensino e também universidades. A abrangência do evento é Binacional: integrando poetas, escritores, entidades e comunidade de Livramento e Rivera. Santos destaca que “a realização destes 02 eventos culturais de forma simultânea visa à congregação e divulgação do livro como fonte de conhecimento, unindo a comunidade com os expoentes da cultura em suas diversas manifestações, com ênfase aos poetas e escritores de todos os segmentos. Esta edição difere da versão anterior que esteve focada no público da periferia da cidade, voltando a se concentrar na Praça central, procurando atingir, além do público infantojuvenil, também o público adulto que circula no centro da cidade, sem deixar de lado a valorização do homem como ser criativo. Além do cunho artístico-cultural destas atividades, há um início de ações de divulgação dos pontos de turismo da cidade, que têm apelo cultural e que mostram e demonstram aspectos da nossa história: vultos históricos, prédios históricos e episódios relevantes”, completa. 

Objetivos

Jorge destacou que entre os objetivos da atividade cultura estão os desafios de fomentar a leitura e a formação de leitores, divulgar talentos da Fronteira entre eles escritores, poetas e músicos, proporcionar oportunidade de contato com livro, desenvolver o hábito com a leitura, unir conhecimento, lazer e entretenimento, através do acesso irrestrito ao livro, dinamizar a cadeia produtiva do livro com realização de oficinas de criação, valorizando os talentos e as vocações artísticas de nossa Fronteira, motivar e inserir os diferentes empreendedores e comerciários dos diferentes bairros da comunidade em atividades culturais, valorizando-os.

Concretizar a realização da terceira edição destes eventos supracitados, de forma única e simultânea, são justificadas pelos objetivos a que se propõem majoritariamente, ligados à valorização e divulgação da cultura, com ênfase no contato com o livro e no incentivo à leitura, passando pelo desenvolvimento pelo gosto de criar, desenvolvendo e ou descobrindo novos talentos.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.