Censo esportivo do Estado avalia potencialidades de Livramento

Técnicos visitaram instalações de clubes esportivos, poliesportivos e o Parque do Batuva para avaliar a estrutura

Técnicos foram recebidos pelos dirigentes do 14 de Julho

Livramento recepcionou, nesta semana, uma comitiva que está montando um novo mapa do esporte no Estado, através de um censo esportivo do Rio Grande do Sul. Na quinta-feira, a dupla de jornalistas, integrante da Universidade La Salle, Gabriel Cunha e Ederson, foi ciceroneada na cidade pelo diretor de esportes do município, Leonardo Góia, que complementou o trabalho deles com dados extras relacionados a cidades. Este trabalho abrange os municípios gaúchos com população superior a 20 mil habitantes e consiste em visitar os municípios e fazer um levantamento sobre as potencialidades esportivas, como estádios, ginásios poliesportivos, centros de treinamentos e outros locais com capacidade para sediar eventos.Em 2011, a Fundergs-Fundação Gaúcha do Esporte e Lazer teve a ideia de fazer este levantamento e encaminhou às universidades a oportunidade de candidatar-se a elaborar o censo.

Representantes da Universidade estiveram nos vestiários do João Martins

A Unilasalle ganhou a concorrência e deu início ao trabalho. “Estamos mapeando o Estado todo, sendo que nos municípios menores realizamos um trabalho de entrevista via telefone, mas nas cidades com número superior a 20 mil habitantes, fizemos uma visita e conferimos in loco qual a estrutura disponível para o esporte”, diz Ederson. A última região a ser incluída no trabalho foi a Fronteira Oeste. Em Livramento, a dupla de jornalistas visitou o Parque do Batuva, o ginásio do Irajá Atlético Clube e o Estádio João Martins, do 14 de Julho. Eles fizeram anotações e também registros fotográficos, material que fará parte de um completo relatório, que será entregue à Fundergs. “Esse trabalho é importante para o município, no sentido de candidatar-se a eventos estaduais e até nacionais, e até mesmo o direcionamento de eventos da entidade para a cidade”, destacou Gabriel.

Eles se surpreenderam positivamente com a estrutura do estádio do 14 de Julho e também com o estado de conversação das instalações. “Vestiários novos, uma piscina térmica semi-olímpica e tudo muito bem preservado para um clube já centenário. Pouca gente em Porto Alegre sabe que existe um estrutura destas, aqui, apta para sediar eventos. Daí a importância deste trabalho”, elogiou Ederson, enquanto era recebido pelos presidentes do 14 de Julho, Cabetos Martins, e o recém-eleito, Cláudio Milan. Livramento foi uma das últimas cidades visitadas pela equipe do censo, que pretende elaborar relatórios por regiões para facilitar o armazenamento destes dados, que podem habilitar Livramento para futuros eventos.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.