Segunda-feira, 03 de Outubro de 2011

Interesse fronteiriço

Senadores Ana Amélia e Pedro Simon e o deputado Paulo Pimenta, na reunião da bancada gaúcha em Brasilia

Talvez nunca antes da história deste País Livramento tenha estado tão em pauta no principal centro do Poder no Brasil quanto agora. Óbvio que muito disso por conta da forte presença dos representantes locais no Senado e na Câmara Federal, principalmente, além é claro da relevância dos assuntos de interesse fronteiriço levados à agenda de senadores e deputados. É bom lembrar que os três senadores gaúchos têm ligação bem estreita com políticos e com a comunidade de Livramento. Além disso, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, apesar de não possuir uma vinculação mais direta com a fronteira, tornou-se mesmo que involuntariamente um legítimo representante local ao formalizar o projeto que cria o sistema de lojas francas,  ou free shoping, nos municípios gêmeos com cidades uruguaias e que é considerado atualmente um dos grandes potenciais para a construção do equilibrio econômico entre Livramento e Rivera. E, ainda, o atual coordenador da bancada gaúcha – que reúne senadores e deputados do Rio Grande do Sul em Brasília – é Paulo Pimenta, que por sua vez possui uma vinculação bem direta com a fronteira. Têm sido recorrentes as discussões conjuntas sobre os temas de interesse de Livramento, segundo se sabe. E não está afastada a possibilidade da realização, articulada por Pimenta, de uma reunião de toda a bancada gaúcha aqui mesmo, na cidade, dentro de pouco tempo.

Toc-toc

Integrantes de vários partidos políticos, que manifestem interesse ou potencialidade para concorrer a vereança nas próximas eleições, têm sido literalmente assediados por lideranças políticas nestes últimos dias que antecedem o encerramento do prazo para filiações de quem fará parte das nominatas eleitorais. A balança está equilibrada, porque todos os partidos estão assediando filiados dos demais – com pequenas ressalvas por conta de diferenças ideológicas e até comportamentais intransponíveis. No geral, os contatos têm sido no corpo a corpo, com visitas de casa em casa. É quase como um treino para a campanha eleitoral que se aproxima.

Mantido

O PTB garante que o número de desfiliações que acompanharam a saída de Claudio Coronel não passou de cinco – apenas os assessores do vereador.

Corre-corre

Estão com todo gás os articuladores da formação em Livramento do Partido Social Democrático-PSD. Vários militantes do PSDB, por exemplo,  já estão integrados à mobilização e inclusive vêm ajudando na formalização de convites a militantes de outros partidos. Além disso, foram realizadas diversas reuniões entre o sábado e ontem, tendo como base operacional uma conceituada empresa no centro da cidade. Tem-se como certa a vinda à cidade, na próxima quarta-feira, do futuro presidente da Comissão Executiva Estadual do partido, o deputado Danrlei de Deus, ex-PTB.

Corre-corre II

Justifica-se a pressa do grupo: para que possam concorrer, os candidatos têm que estar filiados no novo partido até o próximo dia 06.

Bancada

Pelo que se vê do cenário resultante dos contatos que vêm sendo feitos  pelos articulares da formação do PSD em Livramento esse novo partido poderá nascer já com uma bancada importante no Legislativo santanense, por conta da adesão de pelo menos dois vereadores. Da mesma forma, duas siglas que hoje têm assento na Câmara poderão perder seus espaços no Plenário – e a contribuição de seus CCs que atuam junto aos gabinetes. Vale lembrar ainda que, conforme entendimento comum, em tese a troca de um partido por uma sigla nascente não provocaria perda de mandato, o que transforma o PSD em alternativa bem vantajosa para alguns políticos que estejam se sentindo incomodados em suas atuais agremiações. A semana promete.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.