Quarta-feira, 08 de Janeiro de 2014

Carnaval

Ainda que os recursos destinados à ajuda de custo para as escolas de samba já estejam previstos no Orçamento de 2014, aprovado pela Câmara de Vereadores, foi correta a decisão de retardar o repasse do valor às entidades. Não seria nada simpático para a comunidade ver a liberação desse dinheiro no mesmo momento em que o município enfrenta uma grave crise como a do abastecimento de água e se encontra em Situação de Emergência por causa disso. Todos querem um carnaval de primeira qualidade na Fronteira, mas não entendem a necessidade de investir nisso como sendo uma prioridade nos campos cultural, social e até econômico. Infelizmente.

Debates

A ACIL realiza, no próximo dia 23, a segunda reunião do Ciclo de Debates Livramento – a Cidade que Queremos, que tem como objetivo discutir os problemas e apontar alternativas comunitárias para o desenvolvimento estrutural, econômico, social, enfim, de Sant’Ana do Livramento.

Pai 7

É grande a expectativa para inauguração, na próxima semana, dos novos investimentos feitos na Creche Pai 7, com a ajuda da comunidade. Entre outras, a entidade ganha uma bem montada cozinha completa.

Imprensa

A guia de turismo, comunicadora e promotora de eventos Viviane Maciel, que preside o Conselho Municipal de Turismo e vinha atuando desde o início do Governo no gabinete do secretário municipal de Educação, Mário Santanna, passa a reforçar a equipe da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, coordenada pela jornalista Claudia Arce.

Na carne

Parte da própria base governista a proposta de que o DAE estude a possibilidade legal de descontar das contas de água dos usuários os dias que ficaram sem o produto, durante a crise no abastecimento, ocorrida em dezembro. O vereador Dagberto Reis, do PT, deve formalizar a proposta nesta quarta-feira, durante a primeira reunião da Comissão Representativa do ano.

Promessas de verão

O vereador Carlos Nilo Pintos, do PP, acredita que, no mínimo, deve ter ocorrido um desvio de rumo na gestão do Departamento de Água e Esgotos-DAE para que a situação do abastecimento chegasse ao ponto de colapso que atingiu, de uma forma ou outra, toda a comunidade, no fim de 2013. Nilo recorda que ainda em fevereiro do ano passado pediu a presença do diretor-presidente do DAE, Horácio Dávila, na Câmara de Vereadores, para falar sobre as ações que pretendia realizar, visando garantir o abastecimento no verão deste ano, uma vez que já haviam ocorrido problemas no verão 2012-2013. O vereador recorda que o diretor compareceu ao Legislativo em abril e anunciou que seriam perfurados novos poços e construídos reservatórios, o que seria suficiente para que não se repetissem no verão de 2013-2014 os problemas ocorridos antes. “Pelo jeito, houve uma mudança nos planos, porque o que se viu foi a destruição de poços e nenhuma construção de novos reservatórios. O resultado foi o que vimos, com o colapso absoluto do sistema”, analisou o Legislador. Ele juntou cópias da gravação do pronunciamento de Horácio Dávila, na Câmara de Vereadores, naquela oportunidade, e entregou ao Ministério Público, para incluir no pedido feito pela oposição para que sejam investigadas as causas da crise no abastecimento e punidos os responsáveis por eventuais irregularidades.

Checagem

A situação atual e as perspectivas do setor de abastecimento de água no município, passado o momento mais drástico da crise do fim de ano, estarão na pauta de reunião que os diretores do DAE e demais integrantes da força-tarefa nomeada pelo prefeito Glauber Lima terão, hoje, com técnicos da autarquia. A ideia é avaliar as medidas adotadas e definir ações futuras, a curto, médio e longo prazo, para assegurar que a água não pare mais de chegar às casas das pessoas, como ocorreu há pouco. 

Reformas urgentes

Mesmo em período de recesso, os vereadores de todos os partidos estão cerrando fileiras com o novo presidente da Câmara, Gilbert Gisler, o “Xepa”, para acelerar os trabalhos de reforma e atualização dos textos de Regimento Interno da Casa e da própria Lei Orgânica Municipal. A LOM é a base municipal para todas as leis de regulação da vida na comunidade e, apesar de diversas emendas e alterações recebidas ao longo dos anos, precisa sempre se adequar às mutáveis necessidades do desenvolvimento local. Os vereadores sabem disso e querem discutir as mudanças urgentemente, com base em uma minuta que já está quase concluída, elaborada por uma comissão constituída no ano passado, exatamente com essa finalidade. Ontem pela manhã, o vereador Hanney Cavalheiro, do PMDB, que integra a comissão, explicou ao presidente Gilbert Gisler e ao vereador Danúbio Barcellos, do PP, algumas das mudanças que deverão ser sugeridas, tanto na LOM, quanto no Regimento Interno da Câmara.

Contra as drogas

Acontece desde ontem, no Parque Internacional, grande evento de evangelização e inclusão social capitaneado pela renomada Banda Opus Dei, liderada por Paulo Roberto, em parceria com a vereadora Carine Frassoni e o Pastor Ricardo Amaral. O projeto visa, através de parcerias, desenvolver uma campanha de prevenção às drogas, abordando, em especial, os malefícios que elas proporcionam, tanto para o usuário, quanto para a família e a sociedade.

Trevo da Brigada

O projeto de reestruturação da praça Capitão Olavo Alves, a popular praça ou trevo da Brigada, formulado a partir de uma parceria entre as secretarias de Trânsito e do Planejamento,  já está pronto para ser executado. Os engenheiros e arquitetos da Secretaria de Planejamento apresentaram ao setor de trânsito o projeto, que se propõe trazer melhorias ao tráfego de veículos e pedestres naquele entroncamento de vias, hoje tão congestionado e motivo de verdadeiro clamor público por uma solução imediata. A proposta básica é que seja feita uma rotatória, após serem suprimidas as pontas da praça, permitindo a conversão de veículos. Para isso, deverá ser readequada a parada de ônibus e o ponto de táxi ali existentes. Esse projeto é um dos vários, na área da mobilidade urbana, que estão em estudo e que definitivamente deverão ser executados neste ano de 2014.

Esboço

A diretoria da Associação dos Servidores da Câmara Municipal-ASCAM já começou a esboçar o desenho da sede que pretende construir no terreno adquirido pela entidade, junto ao Parque Turístico Municipal do Batuva. O sonho do presidente Davi Perez é deixar pronta para seu sucessor pelo menos parte da estrutura da nova sede. O espaço deverá contar com salão social com visão panorâmica do lindíssimo Lago do Batuva.

Jurídico

O advogado Glênio Cardoso Lopes foi convidado pelo novo presidente da Câmara de Vereadores, Gilbert “Xepa” Gisler, e aceitou integrar a Procuradoria Jurídica do Legislativo, com Lindora Yebra e o procurador concursado Juordan Sardi Schütz.

Menos trabalho

O Senado Federal começa a discutir opções para uma proposta de redução da jornada de trabalho no Brasil. Uma das propostas é um pacto entre empregadores e empregados para redução da jornada de 44 horas para 36 horas semanais. A adesão das empresas ao modelo, no entanto, seria voluntária.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.