Sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Emoção em plenário

Edgar Gravana recebeu homenagem merecida da Câmara e emocionou a todos ao lembrar o saudoso amigo Aluísio Rogério Kasper

Foi praticamente impossível não acompanhar o sentimento de profunda emoção que tomou conta do oficial de Justiça Edgar Gravana na noite de quarta- -feira, na Câmara Municipal, quando citou o saudoso Aluísio Rogério Kasper, que foi durante anos seu companheiro na atividade profissional e um amigo verdadeiro na vida. Gravana recebeu do Legislativo Municipal, por proposição do vereador Claudio Coronel, do PMDB, uma mais do que justa e merecida homenagem de reconhecimento pela presteza e sensibilidade em anos de atuação como mensageiro da Justiça – ou, como ele mesmo cita, para muitos um arauto das más notícias no campo judicial. Quem conhece o Gravana, ainda que por indesejada relação com os chamados ossos do ofício de sua profissão, é obrigado a reconhecer a fidalguia que lhe caracteriza o comportamento. Firme no cumprimento no dever, mas sensível e educado no trato com colegas, amigos e até mesmo com aqueles aos quais leva as mensagens da Justiça.

Mais fôlego e incentivo para a reciclagem

Quase 70 mil famílias que vivem da reciclagem no Rio Grande do Sul poderão comemorar, nesta sexta, a assinatura, pelo governador Tarso Genro, da renovação do Decreto 46.674/2009, que estabelece compensação tributária para as indústrias gaúchas na compra de aparas obtidas a partir da reciclagem. O ato será realizado em Taquara, no Instituto Adventista Cruzeiro do Sul, durante evento de Interiorização do Governo no município. A renovação foi uma sugestão do deputado Carlos Gomes, do PRB, e procura estimular que a cadeia produtiva mantenha o equilíbrio financeiro do setor. A medida institui redução da taxa de ICMS para as indústrias de reciclagem.

Desde que entrou em vigor, a medida tem minimizado as dificuldades do setor, que anunciou, em maio do ano passado, o fim da crise do papel. A cadeia produtiva reivindicava o mesmo tratamento tributário da celulose, beneficiada com créditos de ICMS, PIS, Cofins e IPI. A difícil situação das pessoas que vivem da coleta e da reciclagem no Rio Grande do Sul chamou a atenção de Carlos Gomes, que inclusive já ganhou a vida coletando sucata. “A assinatura do decreto é um reconhecimento à luta pela valorização dessa atividade que movimenta a economia gaúcha e garante o sustento de muitas famílias”, saúda. Também é dele a Lei 13.336/2009, que institui no Estado o Dia da Reciclagem e do Reciclador, comemorado anualmente em 9 de outubro, data da assinatura do decreto.

Caravana na Câmara

Como único integrante do magistério na composição da Câmara Municipal, o professor e vereador Batista Conceição, do PSB, acabou sendo interlocutor da representação do Cpers/Sindicato junto ao Poder Legislativo local. Ele recebeu em seu gabinete e, posteriormente, acompanhou em audiência com o presidente da Câmara, Sérgio Moreira, a direção da entidade, representada pela vice-presidente Neida de Oliveira, o diretor do 23º Núcleo, Neimar Quines Costa, e o diretor do sindicato, Enilson Pull da Silva. O grupo foi até o Palácio Getúlio Vargas para divulgar a Caravana da Educação, que exige o cumprimento do pagamento do piso salarial nacional; melhoria das condições físicas das escolas; realização de concurso público; cumprimento dos 35% do orçamento destinados à educação e 10% do PIB para a educação pública.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.