Legislativo realiza audiência pública em prol da Emater

Plenário da Câmara ficou lotado de pequenos produtores, integrantes de entidades representativas e comunidade em geral

Proposta da Mesa Diretora, encaminhada pelo presidente Dagberto Reis, ressalta a importância da mobilização em prol da manutenção da filantropia

Na manhã de sexta, a Câmara de Vereadores sediou uma audiência pública com foco em debater a necessidade de permanência da condição de filantropia da Emater Ascar.

O encaminhamento, aprovado por unanimidade pelos vereadores no início da semana, surgiu de uma iniciativa da Mesa Diretora do parlamento, após o presidente Dagberto Reis (PT) ter recebido, em seu gabinete, uma representação da Emater, informando sobre a necessidade de propagar o tema, diante do risco de suspensão da condição de filantropia – que é necessária para a continuidade do trabalho de assistência técnica aos produtores rurais que não dispõem de condições de pagar por serviços do gênero.

Reis conduziu o evento, que contou com autoridades, ressaltando a necessidade de mobilização da coletividade em prol de exercer uma pressão efetiva, a fim de manter a condição de entidade filantrópica de prestação de serviços e não venha a ser extinta, bem como os serviços que presta.

O vice-prefeito Edu Olivera representou o Executivo Municipal no evento. A audiência, que contou com a presença do diretor regional da Emater, Luis Fernando Fabricio, do coordenador regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Alcedir Drum dos Santos, da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Eldi Viera e de Roberto Braz, representando a Secretaria Municipal de Agricultura.

O objetivo do evento foi discutir a situação da continuidade da filantropia da Emater/RS-Ascar, cassada liminarmente pela da Justiça Federal.

Segundo o que foi exposto na audiência, esta medida surpreendeu o setor e poderá prejudicar dezenas de famílias rurais atendidas pelo serviço de assistência técnica e extensão rural prestada pela instituição, desde sua criação e a instalação junto aos municípios do RS, auxiliando produtores da agricultura familiar, como organização filantrópica, sem fins lucrativos, mantida pelo estado, em convênio com os municípios.

Tanto o presidente do parlamento, quanto os vereadores, se manifestaram, em veementes pronunciamentos, pela mobilização no sentido de apoiar a Emater, evitando que ela deixe a atual condição.

Reis falou da preocupação com as famílias de agricultores, assentados, bem como todos os prequenos produtores, sem recursos para arcar com os custos de assistência técnica, salientando a necessidade de olhar essa realidade – que consiste na maioria dos pequenos produtores.

O vice-prefeito Edu Olivera declarou que o Governo Municipal estará junto na luta para que a instituição não venha a ser extinta podendo, assim, continuar atendendo produtores e outros segmentos da sociedade. “Todos nós, juntos, iremos fazer eco contra a extinção da Emater, fazendo repercutir em Brasília, esta que é a vontade daqueles que são beneficiados pela instituição” – finalizou.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.