Felicidade infeliz

Muita felicidade pode torná-lo infeliz. Será? Estudos mostram que as pessoas felizes são mais propensas a pensar estereotipado foi apoiado em pesquisa por Joe Forgas, professor de psicologia na Universidade de New South Wales, na Austrália, em um experimento publicado em dezembro de 2011 da European Journal of Social Paychology. Segundo estes estudos, qualquer pessoa que tenha cometido um crime deve esperar do júri de que ele dependa uma sentença, que as pessoas deste júri estejam felizes. Para o cientista, suas experiências mostram que as pessoas alegres são mais fáceis de enganar, não conseguem detectar mentiras tão facilmente como aquelas em estado de espírito negativo e não poderiam diferenciar um golpista de uma pessoa honesta. Como somos um povo que se considera muito feliz, me pergunto se não estaria aí a explicação para tamanha condescendência dos brasileiros para com os políticos incorretos?

E há mais duas faces da felicidade: Sentimento bom faz as pessoas mais egoístas (se for solicitado para dividir rifas entre si e dos outros, eles vão manter mais em seus bolsos do que as pessoas tristes) e pior, a defender as suas opiniões ( que produzem argumentos mais fracos, menos detalhados). O mais feliz de nós também são menos criativos do que aqueles que se descrevem apenas como “bastante feliz”. Diz o estudo, que os felizes realmente morrem antes — isso porque são mais propensos a cair em comportamentos de risco, como beber demais, comer demais, usar drogas demais e se preocupar de menos com os perigos que tudo isso representa. O raciocínio também é afetado pela felicidade: o pensamento das pessoas felizes é menos sistemático, e elas são menos atentas aos detalhes — por isso, tendem a fazer julgamentos mais rápidos, e potencialmente errados. Os super alegres também são mais fáceis de enganar — em 2 estudos, voluntários mal-humorados detectaram mentiras mais facilmente do que os bem-humorados. A felicidade mexe com o bolso, também. Ou seja, meus amigos, quando bater a deprê, vocês podem lembrar de tudo isso escutando uma canção da Maysa com este mesmo título, e ver que até a tristeza têm seus benefícios para se ficar feliz por descobrir que viver é difícil para todo mundo.

Carlos Alberto Potoko

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.