Representantes do BID conhecem aspectos do cotidiano fronteiriço

Consultor do Ministério da Economia do Uruguai e estudiosas da Harvard Kennedy School entrevistaram autoridades locais sobre logística, infraestrutura e uso dos serviços públicos

O presidente da Câmara de Vereadores, Dagberto Reis, acompanhado pelo assessor de gabinete do Secretário Estadual de Planejamento, Carlos Henkin, recebeu, na sexta-feira, em seu gabinete no Legislativo, uma delegação de pesquisadores ligados ao Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID, que realizam levantamento sobre as ações conjuntas desenvolvidas em Livramento e Rivera. O analista de investimentos da Unidade de Apoio ao Setor Privado do Ministério da Economia do Uruguai, Ignácio Garcez, e as professoras Victoria Rodriguez Pombo e Federica Rodriguez, da Harvard Kennedy School, de Cambridge/Massachusetts, nos Estados Unidos, conversaram com o vereador durante cerca de duas horas, perguntando sobre diversos aspectos do cotidiano da Fronteira.

Entre os vários assuntos abordados, os pesquisadores fizeram perguntas sobre a livre circulação de moradores e mercadorias entre as duas cidades, sobre o acesso aos serviços essenciais, especialmente nas áreas da saúde e segurança, e ainda aspectos relacionados à infraestrutura, a exemplo da proposta de transformação do aeroporto General Gestido em binacional, o que permitiria que os voos do interior do Brasil para a Fronteira, e vice-versa, fossem considerados domésticos, proporcionando uma significativa redução nos valores das passagens.

O tema que mereceu maior aprofundamento na pesquisa, contudo, foi realmente a questão da saúde. O presidente da Câmara explicou detalhadamente o funcionamento do Sistema Único de Saúde-SUS e esclareceu as dúvidas dos pesquisadores com relação à universalidade do serviço. “Qualquer cidadão pode, e deve, receber atendimento, mas a exigência do Cartão SUS, muitas vezes, acaba criando situações complicadas, porque o cidadão da Fronteira, por não possuir o cartão, pode ter dificuldades para esse atendimento. Há vários casos de que temos conhecimento em que o próprio serviço de saúde no Brasil aciona o correspondente em Rivera para atender um uruguaio que deu entrada no Pronto Socorro local”, citou como exemplo.

Além disso, Dagberto Reis explanou, também, sobre a proposta de criação de um hospital regional binacional, para atender situações de média e alta complexidade. A proposição foi defendida pelo próprio vereador, juntamente com o prefeito Glauber Lima e o intendente de Rivera, Marne Osório, durante a Reunião de Alto Nível-RAN, realizada no início de novembro, em Montevidéu. “Esse é um sonho, como foram também os sonhos da criação de uma universidade pública e gratuita e a integração na área do ensino técnico entre Livramento e Rivera, propostas essas que hoje se tornaram realidade. É assim que começa, como um sonho, mas temos que lutar por ele, e é isso que estamos fazendo”, disse Dagberto.

O objetivo da pesquisa realizada pelos representantes do BID é a elaboração de um diagnóstico sobre os programas conjuntos nas cidades de fronteira. “Esperamos que possa ser útil para o BID, na área da promoção do desenvolvimento. Quem sabe até mesmo servindo como base para projetos do próprio Banco nesse sentido, nos anos vindouros”, comentou Ignácio Garcez.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.