Prefeitura implantará primeira equipe de Estratégia de Saúde na Família

Câmara de Vereadores já aprovou o projeto de lei que institui o programa no município, e foco é promover melhoria na saúde

“A saúde é prioridade em nosso governo”. Com essa frase, o prefeito Glauber Gularte Lima iniciou entrevista à rádio Cultura AM, quando falou sobre a implantação da primeira equipe do ESF (Estratégia de Saúde da Família) em Sant’Ana do Livramento.

O ESF engloba equipes multiprofissionais que atendem a comunidade nas unidades de saúde ou nos domicílios. O programa promove ações de prevenção, recuperação e reabilitação de doenças e agravos mais frequentes. “Essa era uma demanda antiga das comunidades e nosso compromisso de campanha. Temos o programa PAE (Primeiro Atendimento Eficaz) e estaremos implantando todo o nosso Programa de Governo em 2014. Neste ano, planejamos, e em 2014 colocaremos em prática nossos projetos, tornando o nosso sistema de saúde preventiva mais eficiente” – comentou Glauber Lima.

Segundo a secretária de saúde Natalia Streibrenner, hoje, muitas pessoas procuram o pronto socorro para atendimentos que não são de urgência ou emergência, o que sobrecarrega o sistema.

“Às vezes, uma pequena queixa ou acompanhamento de rotina vai parar lá, e o local não é ideal para isso. Estamos organizando o sistema para atender ações de atenção preventiva e, com isso, estaremos desafogando o pronto socorro”- explicou.

Internacionalmente, o investimento em programas de atenção primária está ligado a uma diminuição progressiva nas mortes por doenças crônicas e redução de custos com internações e procedimentos de alta complexidade, já que os problemas são antecipados e somente em casos extremos os tratamentos chegam à internação em UTI ou exigem procedimentos de alta complexidade.

“Esse tipo de organização vai gerar melhores resultados com menor custo. Países que são referência nessa área, como Canadá, Austrália e quase toda a Europa, trabalham com atenção primária fortalecida, e é isso que vamos fazer; gradativamente iremos ampliando as equipes de ESF”, disse o prefeito municipal.

Para a secretária de saúde, além da possibilidade de melhor direcionamento dos investimentos em saúde, a valorização da atenção primária é uma forma de qualificar os atendimentos. “De uma dor de ouvido até a indicação de um contraceptivo, a pessoa se sente confortável para procurar o médico de família, sem precisar esperar por um especialista, cujo tratamento é bem menos abrangente”. 

Vínculo 

As equipes de Saúde da Família possibilitam o vínculo com a população, fortalecendo o compromisso e a co-responsabilidade destes profissionais com os usuários e a comunidade. Seu desafio é o de ampliar suas fronteiras de atuação, visando a uma maior resolução da atenção, onde a Saúde da Família é compreendida como a estratégia principal para mudança deste modelo. Atendendo as pessoas no lugar onde vivem, participando do contexto social de cada um.

O prefeito disse, ainda, que este será um grande avanço na atenção básica de saúde, estreitando a relação entre o profissional de saúde e a comunidade, com ênfase na prevenção das enfermidades, impedindo doenças mais graves. “Trabalhamos muito na concepção deste projeto e, felizmente, os nossos vereadores compreenderam a importância dele”.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.