Câmara deve votar hoje cargos para ESF

Presidente da Câmara, Dagberto Reis, defensor da criação do serviço de Saúde da Família, quer agilidade na apreciação do projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo

Dagberto Reis comemorou encaminhamento do projeto

Deve entrar na pauta da sessão ordinária desta quarta-feira a aprovação do projeto de lei 248/13, originário do Executivo Municipal, que cria ao total 25 cargos de gratificação para servidores do quadro efetivo da Administração, que aderirem ao programa de Estratégia de Saúde da Família, que será implantado em Livramento. O projeto prevê a criação de Gratificações por Serviço-GS para seis médicos, seis odontólogos/cirurgiões dentistas, seis enfermeiros e seis auxiliares ou técnicos de enfermagem, além de um coordenador municipal do programa ESF.

Com essa estrutura, o Governo Municipal finalmente poderá implantar a ESF, conhecida anteriormente como Programa de Saúde da Família-PSF. “É uma luta antiga que venho travando, que finalmente vejo transformar-se em realidade, através do cumprimento de um compromisso que assumimos na campanha eleitoral e que o prefeito Glauber Lima honra com o encaminhamento desse projeto. Fico muito feliz de, na condição de presidente da Câmara de Vereadores, ter condições de colocar em apreciação e votação um projeto dessa importância para nossa cidade”, comemorou, ontem, o vereador Dagberto Reis, ao confirmar que o texto já deve entrar na pauta.

Como integrante durante muitos anos do Conselho Municipal de Saúde, Dagberto sempre foi um defensor da implantação, em Livramento, do PSF. “Trata-se de uma das mais importantes iniciativas na área da saúde, porque dialoga diretamente com a prevenção das doenças, atendendo as pessoas em suas casas, no ambiente onde vivem a maior parte de suas vidas. Através do atendimento preventivo, as equipes de PSF, que agora se chama Estratégias de Saúde da Família, ou ESF, contribuem de forma direta e inquestionável para a redução das filas nos postos de saúde, pronto socorro e hospitais, possibilitando que as pessoas se tratem de doenças, muitas vezes, quando elas ainda não se desenvolveram ou até mesmo orientando para que evitem determinados comportamentos que podem transformar-se em doenças mais graves dentro de pouco tempo. Com isso, além de cuidar da saúde das pessoas, as equipes de ESF ajudam a reduzir custos de manutenção da saúde pública”, analisa o Presidente da Câmara de Vereadores.

A criação dos cargos se faz necessária, segundo justifica o prefeito Glauber Lima no projeto encaminhado à Câmara Municipal, “para a adesão do Município ao Programa de Estratégia de Saúde da Família-ESF e a necessidade de adequação de carga horária dos profissionais para o referido programa, com o intuito de ampliar e qualificar o acesso, com foco na organização de ações e serviços de saúde, com ênfase na humanização, visando uma maior resolutividade na atenção primária e consonância com a política nacional de atenção básica”.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.