Quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Um novo debate social

A pauta foi intensa ontem na Câmara Municipal, quando se esperava simplesmente uma votação tranquila da proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal, que aumentou para 17 o número de vereadores em Livramento. Além do Grande Expediente, a quarta- -feira reserva, também, um espaço para a manifestação da comunidade, denominado Tribuna Popular. Ontem, esse espaço foi ocupado pelo advogado Paulo Brunet, em representação às entidades empresariais locais, que pediu formalmente uma revisão de artigo da LOM que proíbe a abertura do comércio de Livramento aos domingos e feriados. Por esse artigo, sequer com acordo entre os sindicatos patronal e dos comerciários as lojas poderiam funcionar nos feriados. Os empresários locais pediram a correção desse dispositivo da LOM para poder negociar com os comerciários amparados pela lei. O assunto provocou imediata reação dos vereadores, anunciando posições bem marcantes na discussão que se avizinha. Só depois é que foi novamente debatido e aprovado o aumento do número de vereadores.

Com respaldo do diretório estadual


O Diretório Municipal do PRB recebeu o aval da Executiva Estadual para sua decisão de apoiar a candidatura de Claudio Coronel pelo PMDB, nas próximas eleições. O partido recebeu a visita do presidente estadual, deputado Carlos Gomes, acompanhado dos vereadores Valdir Canal, de Porto Alegre, e Cezar Augusto, de Canoas, em encontro que reuniu dirigentes, pré- -candidatos e militantes republicanos e, ainda, o próprio vereador Claudio Coronel, em uma confirmação da união dos partidos em busca das soluções políticas que Livramento precisa. O presidente Pedro Rodrigues e o secretário geral, Riograndino Leal, fizeram um relato do trabalho feito pelo PRB até o momento e explicaram as decisões da agremiação. “Os pré-candidatos foram unânimes em suas afirmações de apoio às decisões da Executiva Municipal e reafirmaram compromisso de trabalhar para levar Cláudio Coronel à Prefeitura nas próximas eleições”, relata Riograndino Leal. Por sua vez, segundo ele, o vereador Coronel agradeceu o apoio recebido do PRB. “Junto com o PMDB, queremos construir um grande projeto para desenvolver Sant’Ana do Livramento”, garante o secretário do partido republicano.

Apoio condicionado

O PSC de Livramento está a um passo de confirmar a coligação na eleição majoritária do ano que vem com o PTB de Ico Charopen. Os dois partidos se reúnem pela quarta vez hoje à noite, na Câmara Municipal, e praticamente estão na fase de definir os detalhes. A única e inafastável condição dos socialistas cristãos: o PSB do prefeito Wainer Machado tem que ficar fora. Caso o PTB acerte uma coligação com o partido do Governo, o PSC vai procurar outro caminho. Ico Charopen garantiu que isso não vai acontecer e que tal possibilidade não passa de boato sem fundamento, segundo um dirigente do partido cristão.

Balança desequilibrada

É bom lembrar que algumas das principais lideranças do PSC emigraram do PSB, alguns fizeram parte do Governo, saltaram fora e agora não querem dar um passo atrás na caminhada política. “Reconhecemos que o Governo fez algumas coisas boas, mas sabemos também que têm muitas coisas erradas, com as quais não comungamos”, disse um dirigente do PSC à coluna.

Contraponto

O Legislativo parece disposto a fazer um contraponto social ao entendimento puramente técnico do Plano Diretor. Cláudio Coronel, do PMDB, e Dagberto Reis, do PT, por exemplo, criticaram os impedimentos para a instalação de indústrias no antigo prédio da Swift Armour, a limitação à altura de prédios e às construções residenciais nos bairros e vilas, entre outros.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.