RS ultrapassa 100 mil matrículas em cursos do Pronatec-FIC

Sant’Ana do Livramento conta com mais de mil alunos inscritos, ocupando o 8º lugar do Estado

O Rio Grande do Sul é o Estado brasileiro que mais qualificou pessoas em programas sociais, como o Bolsa Família: desde 2011, já são 101.604 matrículas nos cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec-FIC. Os dados fazem parte do balanço do Programa, apresentado pelo secretário de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, ontem, 20, em Porto Alegre, durante o Seminário Estadual Avaliativo e Propositivo do Pronatec-FIC.

O evento, promovido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), teve o objetivo principal de otimizar a pactuação de vagas para o próximo ano. Em 2012, foram ofertadas 58.090 vagas do Pronatec, em 130 municípios. Neste ano, são 100.350, abrangendo 328 cidades. Livramento foi contemplada com mil vagas e passa a ocupar o 8° lugar no ranking de inscritos em cursos de qualificação no Estado. “Somos o Estado recordista na qualificação profissional e na busca ativa de pessoas para os programas sociais. Queremos ampliar a oferta em 2014. Por isso, já estamos alinhando as ações com os municípios para obtermos o mesmo êxito na execução do Programa, e cada gestor está sendo fundamental para o sucesso nestes resultados”, destacou Lara.

Lara também apresentou informações sobre o perfil dos alunos do Pronatec-FIC no Estado. Conforme dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o público feminino representa 63% da ocupação das vagas, enquanto o masculino, 37%. Quanto à idade, o público entre 18 e 29 anos é responsável por 42% das vagas, seguido por alunos de 30 a 39 anos, com 25%.

No que se refere ao perfil de cor, raça e etnia, o público branco e pardo representa a maioria: 62% e 8% do total, respectivamente. Quanto à escolaridade, 43% dos alunos possuem ensino médio, 23% médio incompleto e 13% fundamental completo. O Seminário contou com a participação de representantes de prefeituras do Rio Grande do Sul, ofertantes, interlocutores do Pronatec, entre outras autoridades, como o diretor de Inclusão Produtiva do MDS, Luiz Müller, que destacou a importância de haver a intersetorialidade entre as diversas áreas do governo, com o intuito de aprimorar as políticas públicas desenvolvidas.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.