VII Semana da Justiça encerra estudos no município e comemora o sucesso de público

O evento, que teve a participação de renomados palestrantes e contou com a colaboração da Defensoria Pública Estadual, valorizou a troca de experiências promovida pelo evento

Palestrantes, presidente da OAB Marcio, juíza Carmem Lucia e a defensora pública Luciana Guerra

Desde o início da semana, palestrantes, estudantes e operadores do Direito se reuniram na Casa do Advogado, para a VII Semana da Justiça em Sant’Ana do Livramento, do dia 11 ao 14, sempre às 19h. Os estudantes pagaram o valor de R$ 15,00 e profissionais da área R$ 30,00.

Barbara Alves, Leticia Quevedo, Luiz Cleder Ferreira, Katia Siqueira e o Coordenador do curso de Direito da Urcamp

Os assuntos abordados durante a semana foram: Questões sobre prova genética no processo penal; Sistema de justiça e suas dificuldades na sociedade moderna; Aspectos relevantes da relação de trabalho do atleta profissional de futebol; O Estatuto do Torcedor e sua relação com a federação gaúcha de futebol; Tribunal de justiça desportiva: organização e funcionamento; Espécies de processos desportivos e medidas disciplinares; Os agentes licenciados – regramento, atuação e mercado e diferenças sucessórias entre cônjuge e companheiro. As palestras contaram com profissionais renomados da área do direito como: Dr. Álvaro Roberto Antanavicius Fernandes (Defensor Público do Rio Grande do Sul); Dr. Claudio Baldino Maciel (Desembargador do Tribunal do Rio Grande do Sul); Dr. Rogério Moreira (Advogado); Dr. Luiz Fernando Costa (Advogado); Dr. Francisco Ballbuena (Advogado); Dr. Rogério Luiz Braun (Advogado); e Dr. Jamil Bannura (Advogado).

 

Coordenador do curso de Direito da Urcamp, professor Lobato Bongers

Durante todo o evento, e já na solenidade de abertura, o Presidente da OAB do município comemorou a presença em massa dos participantes, no auditório da Casa do Advogado, e afirmou que é muito válida a presença de todos no congresso, para que eles possam se habituar à casa. Segundo Márcio Antônio Couto, “é muito importante trocar experiências, os estudantes precisam participar e se fazerem presentes em eventos como estes, pois desta forma conhecem de perto o que é ser advogado, conhecendo a produção ainda como estudante”, avaliou.

Segundo os estudantes de Direito e participantes do Diretório Central Regional da Urcamp (DCE), o evento foi muito positivo. “A Semana da Justiça foi muito válida, porque todo conhecimento que adquirimos nunca é de menos. Nós precisamos de todo esse conhecimento, ainda mais dentro da área do direito”, avaliou Luiz Cleder, do DCE. O estudante de direito da Urcamp, Helmut, avaliou a semana de estudos jurídicos como proveitosa e necessária. “A semana de estudos jurídicos foi bem proveitosa, pois teve a preocupação de abordar assuntos diversificados, e de várias áreas do direito, com temas polêmicos e muito interessantes para o enriquecimento acadêmico”, declarou.

Estudante de Direito Helmut Araujo

O coordenador do curso de Direito da Urcamp, professor Lobato, avaliou: “Nesta VII Semana da Justiça, foi possível ver a importância da congregação de todas as entidades que atuam no ramo do direito, com o apoio total dos alunos, pois eles têm a oportunidade de reciclar o conhecimento. Com a participação maciça no evento, posso avaliar o evento como excepcional e também não posso deixar de agradecer a OAB, que colaborou com sua casa, sua estrutura, para a realização do evento. Mais uma vez, a universidade está muito feliz, pois tivemos o enriquecimento do conhecimento jurídico”, observou.

A Defensora Pública Luciana Zuheir Badra Guerra avaliou o evento: “Quero destacar a importância da união das instituições para concretização da Semana da Justiça, que se encontra em sua 7ª edição. Tamanha é a satisfação de presenciar o interesse dos alunos e dos demais operadores do direito nas palestras ministradas por profissionais das diversas áreas de atuação, o que faz com que tenhamos a vontade de, a cada ano, inovarmos na realização do evento”.

Juíza da 1º Vara Cívil, Carmem Lúcia: “Sinto que a conjugação dos trabalhos da Ajuris, OAB, Defensoria Pública, Urcamp e do Centro Acadêmico do Curso de Direito da Urcamp contribuíram para o sucesso da Semana. As matérias diversificadas apresentadas, cada qual ligada à função original do órgão que representava, demonstraram, como dito pelo Des. Claúdio Baldino Maciel, que na sociedade moderna precisamos da colaboração de todos para maior grau de efetividade do sistema judicial”.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.