Sexta-feira, 15 de Novembro de 2013

Santana

Por sugestão do presidente da Câmara Municipal, vereador Dagberto Reis, a bancada do PT protocolou proposta para denominação da Unidade Básica de Saúde do Armour de “UBS Jovelino Santana”, em homenagem ao saudoso militante pela democracia, pai do ex-vereador Luis Carlos Paz Santana, o Santaninha. Além da trajetória política, Jovelino Santana foi uma ativa liderança comunitária no bairro Industrial, tendo residido durante toda a vida exatamente em frente à praça João Paulo II, local onde foi construída a UBS.

 Grande

Recentemente filiada ao PCdoB, a ex-senadora e ex-deputada federal Emilia Fernandes conseguiu um feito inédito na história do partido: com menos de dois meses de filiação, já foi convidada para integrar a direção nacional do PCdoB, que normalmente prestigia com esse convite filiados com destacada trajetória partidária. A atuação dela no campo popular, desde que começou sua vida pública, foi reconhecida pelas lideranças comunistas.

Gelo

A supressão do artigo que previa o acompanhamento dos aumentos do funcionalismo para os vereadores, no ano passado, deve deixar os subsídios dos atuais legisladores congelados durante toda esta legislatura até 2016. Os aumentos só podem ser previstos de uma legislatura para outra. 

Por Sant’Ana

Foi tão rápida a resposta da secretária do Codesul, Emilia Fernandes, quanto foi a movimentação santanense para aproveitar a oportunidade criada pela filiação dela ao PCdoB, ocorrida no início do mês passado, e Livramento já recebe uma primeiria resposta desse novo espaço de representação. Provocada por seu filho, Carlinhos Fernandes, secretário municipal de Agricultura, Emilia conversou com a presidente do PCdoB, deputada Manoela Dávila, e conseguiu recuperar a verba que Livramento havia perdido, na Administração passada, de quase R$ 300 mil para a compra de equipamentos para a Patrulha Agrícola.  

Trator

Há pelo menos dois aspectos a serem destacados na aquisição do trator para a Patrulha Agrícola, além do fato de ter sido repassado ao Município através de articulação de Emilia Fernandes: primeiro, que desde 1999 não se adquiria trator novo para a Patrulha, e em segundo lugar a conquista de mais um espaço de apoio para a captação de recursos federais e estaduais. Nesse caso, a verba havia sido destinada pela própria Manoela Dávila para Livramento em 2010, mas acabou sendo esquecida. Alertada por Carlinhos Fernandes, Emilia conversou com ela e conseguiu a recuperação do recurso, agora já aplicado.

Quem sabe, ensina

O acompanhamento amiúde dado pelas diretorias da ACIL, CDL e Sindilojas à tramitação da Lei 12.723/2012, que cria Free Shops nas cidades gêmeas de fronteira, rendeu aos empresários de Livramento um conhecimento bem amplo sobre o assunto, a ponto de poderem prestar esclarecimentos a investidores de outras cidades. Quinta-feira, por exemplo, a diretora de Turismo da Associação Comercial de Guajará-Mirim, de Rondônia, junto com os empresários Leni Camargo de Oliveira e Carlos Alberto Paiva, estiveram na ACIL para saber informações sobre a Lei. Viajaram mais de 5 mil km para se apropriar de conhecimentos sobre a Lei, que está em fase final de regulamentação  pela Receita Federal. Os empresários vislumbram a oportunidade de, através dessa Lei, fomentar o comércio de Guajará-Mirim, que fica na fronteira com a Bolívia. Os empresários convidaram para que um representante local participe como palestrante sobre o tema naquele município, no início de 2014.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.