Greves em bancos e Correios não desobrigam consumidor a pagar contas, diz Procon

Em função da greve dos bancários, que começou nesta terça-feira em todo o país, o Procon do Rio de Janeiro recomenda que os consumidores procurem pagar as contas em caixas eletrônicos, pela internet ou em casas lotéricas, para que não sejam prejudicados com a cobrança de juros. De acordo com a consultora jurídica do Procon fluminense, Maria Rachel Pereira, o órgão orienta que os clientes entrem em contato o quanto antes com os credores, como lojas, fornecedores, administradores de cartões de crédito e condomínios, para encontrar um meio alternativo de pagar as contas.

— Embora o consumidor não tenha culpa pelas greves dos Correios e, agora, dos bancários, ele tem conhecimento do débito e da data de vencimento. Então, o consumidor tem que, realmente, correr atrás para tentar uma forma alternativa (de fazer o pagamento) — alerta Maria Rachel.

A consultora lembrou que, na semana passada, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) fez uma recomendação para que as instituições financeiras procurassem as prefeituras e as concessionárias de serviços públicos para isentar o consumidor de multas durante o período de greve dos Correios, mas a proposta não foi aceita.

— Os consumidores têm que ficar atentos porque não vai haver nenhuma isenção na mora de qualquer débito — explicou.

Canais de atendimento bancário:

Enquanto durar a paralisação dos bancários, a população tem à disposição uma série de canais para realizar suas operações financeiras. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) são 179 mil caixas eletrônicos em todo o país, Internet Banking, Mobile Banking, operações por telefone e mais de 165 mil correspondentes não bancários — tais como casas lotéricas, agências dos correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.

Os bancos oferecem, também, os serviços de débito automático para pagamento de contas de consumo (água, luz e telefone, por exemplo), além da possibilidade de realizar transações com segurança por meio de internet banking e mobile banking (operações por meio de celulares).

Para localizar agências de qualquer banco em qualquer cidade, consulte o serviço BuscaBanco, da Febraban www.febraban.org.br/buscabanco.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.