Encerra hoje o Seminário Binacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes

Foi divulgado, ontem, em primeira mão, ao jornal A Plateia, que casos de abusos aumentaram 330% em 4 anos, em Sant’Ana do Livramento

Suzana Braum, do DECA


Luciana Ramires Machado, presidente do Conselho Tutelar no município

Encerram, hoje, as atividades que compõem a programação do Seminário Binacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, promovido pelo Comitê Binacional, em conjunto com a Prefeitura Municipal, INMUJERES-MIDES e INAU, com a participação do DCS (Departamento de Comunicação Social) e DECA (Departamento Estadual da Criança e do Adolescente), ambos da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

Ontem, o evento contou com palestras e apresentações, e entre os palestrantes estava Luciana Ramires Machado, presidente do Conselho Tutelar do município, que falou à equipe de reportagem do jornal A Plateia. Segundo ela, em 2013, os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes chegaram a 30, até o corrente mês. Ela destacou que, em 2010, ao todo, foram 9 casos, e que esses números vêm subindo gradativamente. “Geralmente, a vítima é abusada por pessoas que moram na mesma residência, independente de classe social”, destacou ela.

Sergio Levy, presidente do COMDICA e coordenador do Comitê Binacional de Enfrentamento à Violência Contra a Criança e o Adolescente

De acordo com Sergio Levy, presidente do COMDICA e coordenador do Comitê Binacional de Enfrentamento à Violência Contra a Criança e o Adolescente, o objetivo maior do Seminário é capacitar os agentes da rede – saúde, educação, assistência social, segurança, turismo – visando uma atualização das informações necessárias, para que os órgãos competentes possam agir de maneira mais eficaz. “Temos como objetivo, também, alertar as crianças sobre esse tipo de situação, e sobre onde elas podem denunciar e recorrer”, destacou.

O Departamento Estadual da Criança e do Adolescente ministrou, também ontem, palestras a respeito do desaparecimento de crianças no Estado e sobre as mudanças no Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.