Santanense participa de seminário de gerenciamento de projetos

Linhares, primeiro à esquerda na foto, com participantes do evento na capital gaúcha

O santanense Edson Linhares, gestor de projetos do Sebrae – Regional Campanha e Fronteira Oeste participou do VIII Seminário de Gerenciamento de Projetos do PMI-RS. “O mundo globalizado impõe técnicas e sistemas de gerenciamento de recursos e riscos para que seja possível atingir os resultado de acordo com o foco proposto. Há pouco tempo, gerente de projetos era uma função do gestor, atualmente algumas grandes empresas estão conceituando gerente de projetos como uma profissão de suma importância na organização” – destaca Linhares. Ele ressalta que através do capítulo do PMI-RS (Project Management Institute) ocorreu no prédio da PUC-RS em Porto Alegre, de 13 a 16 do corrente, mais uma edição do seminário, concluído com êxito pela temática importante apresentada. “Atualmente, falar em gerenciamento de projetos, é falar em inovação e eficiência” – afirma Linhares. Conforme explicou, foram inúmeros palestrantes de renome nacional e internacional que trouxeram suas experiências de sucesso para compartilhar com os participantes. O santanense destaca, entre as várias palestras, a proferida pelo presidente da Grêmio Empreendimentos, engenheiro Eduardo Antonini, responsável pela obra da Arena do Grêmio Porto Alegrense, que enfatizou a importância da fase de planejamento do projeto para mitigar ou evitar riscos. “Antonini lembrou que foram dedicados três anos para planejar as variáveis passíveis de previsibilidade que uma obra dessa magnitude pode apresentar. Uma dessas variáveis impactou de forma significativa nos custos da obra, pois considerando a “boom” do mercado imobiliário e de grandes obras que ocorrem hoje no RS e no País, há uma escassez de mão de obra capacitada, onde somente 10% do operacional envolvido na grande obra da Arena é de origem gaúcha, e 90% teve de ser trazida de fora do Estado” – avalia.

Uma mostra de que tudo pode e deve ser pensado de forma antecipada, é a alternativa encontrada pela empresa responsável pela obra, para diminuir tempo, desgaste e riscos é a instalação no canteiro na obra de uma empresa fornecedora de pré-moldados que produz no local, evitando dessa forma enfrentar diariamente o conturbado trânsito de Porto Alegre com grandes vigas e colunas necessárias para erguer a estrutura do empreendimento.

ENTREVISTA

AP - Qual a importância do tema desse seminário no âmbito da organização empresarial?
Linhares - Esse tema, de gerenciamento de projetos, está tendo uma importância muito significativa nas empresas pelo mundo, deixando de ser uma tendência, para se transformar em um caminho sem volta.

AP - Como foi desenvolvido o evento, no que concerne à transmissão de conhecimentos?
Linhares - Foram inúmeras aulas práticas, ministradas por grandes mestres, de temas como logística, custos, recursos humanos, tecnologia e demais setores que compõem uma empresa contemporânea com ânsia de crescimento e necessidade de resultado.

AP - Qual a principal conclusão derivada do evento na capital, transmissível às organizações comerciais de pequeno porte?
Linhares - Mantendo as devidas proporções, nossas micros e pequenas empresas precisam estar preparadas, não somente com estoques de matérias-primas para enfrentar a demanda e a concorrência, mas especialmente com mão de obra qualificada e gerenciamento eficaz. Pois, somente assim, poderão realmente aproveitar essa boa fase econômica que vivemos atualmente para crescer, destacar-se e principalmente sobreviver a esse mercado cada vez mais competitivo e exigente.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.