O que faz uma criança feliz?

No Dia das Crianças, nem sempre o presente é o desejo principal dos pequenos

Comemora-se, hoje, o Dia das Crianças, que foi criado oficialmente, no Brasil, por um decreto do presidente Artur Bernardes, em 1924. Mas só muito depois, na década de 1960, a ideia emplacou de verdade.

Atualmente, é costume comemorar a data com brincadeiras, passeios e presentes. No entanto, ao questionar algumas mães santanenses, a equipe de reportagem do jornal A Plateia certificou-se que a maioria delas acredita que o mais importante nos dias de hoje é a atenção, o carinho e o amor dado às crianças, não só no dia 12 de outubro, mas nos 365 dias no ano. Segundo especialistas, os pais devem ficar um determinado tempo com os filhos diariamente, longe de celulares, telefones, computadores, enfim, apenas mãe, pai e filho. No entanto, com a correria do dia a dia, esse momento passa despercebido por alguns adultos, que deixam de dar a devida importância para esses minutos de lazer com os filhos. 

Em enquete realizada na sexta-feira, no Facebook do jornal A Plateia, a maioria das mães comentou que atenção, carinho e amor são o melhor presente que se pode dar aos filhos para deixá-los mais felizes

OPINIÃO DAS MÃES

De acordo com Rosana Atahides, mãe de Anny Christiane e Camila, a criança precisa, acima de tudo, de uma família que a ame, que a respeite, que lhe dê carinho, atenção, valores, cuidados, proteção, enfim, o que toda criança merece, mas que lamentavelmente nem todas que têm. “Hoje, percebo a importância de tudo isso ao ver minhas filhas serem mães. Elas cuidam, amam e se dedicam as suas filhas, do mesmo modo que me dediquei a elas”, destacou Rosana.

 

 

Outra mãe que se manifestou a respeito do assunto foi Aline Bitante Pereira, mãe de Solano Pereira Quines. Para ela, a atenção dada pelos pais aos filhos está cada vez mais rara. E mais vale o amor e o carinho o ano inteiro do que dar um presente à criança no dia 12 de outubro. “Damos o presente para a criança saber que aquele dia é dedicado a ela, mas nós, mães, dedicamos todos os dias, de todos os anos, aos nossos pequenos”, enfatizou Aline. Ela disse saber que criança adora presente, mas também adora a presença dos pais, carinho, atenção e, principalmente, que ela se sinta parte da família e que saiba da sua importância e que muitas pessoas amam e respeitam sua opinião. “Ouvir nossos filhos é sempre uma ótima opção, conhecê-los mais, seu mundo, seu dia a dia escolar e sua vida, suas alegrias e suas angústias. Chegar em casa e perguntar: ‘Como foi seu dia filho? Saiba que você sempre pode contar comigo, sou sua amiga’, são coisas que todas as crianças gostam e merecem ouvir”, completou a mãe de Solano.

As mães deixaram claro que desejam a todas as crianças a não violação dos seus direitos. Mas que direitos têm as crianças? Direito de brincar, de ter uma casa, de ter saúde, de se alimentar. Direito de ter uma família e receber amor. Direito de estudar. Direito de não sofrer nenhum abuso ou violência. “Todas as crianças deveriam ter seus direitos respeitados”, finalizaram as elas.

 Entrevista com a psicóloga Rosélli Ribeiro Ortiz

A Plateia: Você acha que nos dias atuais os pais estão deixando de disponibilizar o devido tempo aos filhos?
Rosélli: Realmente, nos dias atuais, os pais que têm uma rotina intensa de trabalho e filhos, muitas vezes, se sentem prejudicados. Saber administrar o tempo entre o trabalho e a família é um grande desafio para os casais.
Apesar do pouco tempo disponível, os pais podem fazer a criança se sentir segura da atenção e dos cuidados. É melhor ter menos tempo, mas um tempo consistente, com qualidade, e valorizar a criança e tentar sempre acompanhar suas atividades diárias.

A Plateia: Como a falta de atenção pode prejudicar esta criança, no presente, ou no futuro?
Rosélli: A ausência ou a própria falta de atenção dos pais podem interferir de maneiras diferentes no desenvolvimento da criança e do adolescente. A falta de atenção traz danos em quaisquer circunstâncias, mas a idade e o motivo da ausência são elementos chave nesta questão. Tanto crianças, quanto adolescentes precisam das referências dos pais, pois sem elas tendem a enxergar os relacionamentos humanos com certo despreparo e como algo negativo.

A Plateia: Quanto tempo os pais devem ficar com os filhos por dia?
Rosélli: Tempo com os filhos requer qualidade e não quantidade. Melhore a qualidade do tempo que passa com seus filhos. Se tiver duas horas por dia para ficar com eles, dedique-se apenas a isso neste período.

Dica da Psicóloga Rosélli

Tente se fazer presente emocionalmente, quando a presença física é impossível: Telefonar, deixar bilhetes e fazer surpresas pode ser uma boa saída. Com os adolescentes, conversar e justificar a ausência com uma boa conversa ajuda no entendimento deles e deixa-os mais seguros.

Saiba mais a respeito do dia 12 de outubro

No dia 12 de outubro, comemoram-se três datas, embora poucos lembrem-se de todas elas: Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América. Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente à primeira data, e, embora a devoção à santa remonte aos idos do século XVIII, só foi decretado em 1980.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.