Lutas e vitórias alcançadas são relembradas no Dia Mundial do Surdo

No domingo, antecipando a comemoração, grupo de pais e amigos de surdos se reunem para festejar a data

Grupo de amigos e familiares que confraternizaram a data no domingo de sol

Atualmente, os surdos são reconhecidos como um grupo que possui uma língua, uma identidade e uma cultura, muitas barreiras já foram ultrapassadas, porém, há muitas batalhas para a inclusão total do surdo na sociedade.

Neste dia, são relembras e comemoras todas as vitórias alcançadas pelos surdos. Em Sant’Ana do Livramento, a Associação Pais e Amigos dos Surdos de Sant’Ana do Livramento (APAS – Livramento), entidade benificente ligada às atividades culturais e educacionais relativas à população surda de Livramento, em comemoração ao Dia Mundial do Surdo, ofereceu no domingo um almoço para os pais e amigos dos surdos. Após o almoço o grupo de amigos, se reuniu para assistir ao jogo de futebol e conversar.

Segundo a vice-presidente Nuze “a data foi comemorada atecipadamente, pois assim, aproveitou-se o domingo, já que Dia Mundial do Surdo, este ano, é comemorado na segunda-feira. Assim, todos puderam estar presentes, e amanhã as atividades serão normais, já que, como a maioria das pessoas, todos trabalhamos.”

Nuze ressalta que “a confraternização foi realizada e oferecida para eles. É mais uma maneira que temos para mostrar que eles não estão sozinhos”.

Além, da confraternização, os familiares presentes puderam debater sobre o papel da família nesta caminhada, Nuze lembra de um objetivo da APAS: – Temos muito trabalho para manter a APAS e por isso lutamos para que esta iniciativa nunca acabe. E, ainda, temos nosso propósito maior que os próprios surdos venham tomar conta da APAS, ocupem o espaço que é deles. Que sejam nossos tesoureiros, os nossos presidentes, que sejam responsáveis pela APAS.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.