Dia Mundial do Ovo

Quem imaginava que pudesse haver o Dia Mundial do Ovo. Pois ele existe, sim, e é comemorado no dia 11 de outubro. Apesar de estranha, a referida data existe e sobre ela há uma ação coordenada de marketing, que busca incentivar o consumo do alimento entre a população – instituído pela Comissão Internacional do Ovo (I.E.C, sigla em inglês), sediada em Londres.
Já aqui no Estado, a data será também incentivada, pois a efeméride ganhou uma programação especial no Rio Grande do Sul e em Brasília. Promovido pela Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), o projeto “Ovos RS” vem desenvolvendo ações de assistência técnica aos produtores e de marketing para incentivar o consumo do alimento entre a população. Há décadas os avicultores que atuam no segmento de produção de ovos lutam contra os mitos e a desinformação em relação ao ovo, um alimento essencial para a nutrição humana, erroneamente e injustamente acusado como um dos principais vilões do colesterol.
O Dia Mundial do Ovo já foi lembrado ontem, na Câmara dos Deputados, através do pronunciamento do presidente da Comissão de Integração Nacional, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). No discurso, Jerônimo ressaltou que a comunidade científica desenvolveu pesquisas e estudos, nos quais o ovo emergiu de um conceito maléfico e danoso para saúde para um conceito de grande aliado à nutrição humana.
Especialistas destaca que o ovo é altamente recomendado na alimentação das gestantes, repositor de células neurais, provedor de vitaminas para melhorias da visão, dieta recomendada para idosos, um aliado na revitalização muscular, alimento de baixas calorias. Enfim, uma série de benefícios que qualificam o ovo como um alimento de alta importância para o ser humano e, principalmente, um aliado especial no combate à desnutrição.
A trajetória do ovo na alimentação humana conquista espaço importante na dieta das pessoas e, em alguns países, esse conceito já é mais difundido e expressivo, como por exemplo, no Japão e no México, onde o consumo chega próximo a 400 ovos por habitante/ano.
No Brasil, estamos na faixa de 162 ovos por habitante/ano.
Uma belíssima notícia para quem gosta de ovos e para os avicultores do RS.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.