CRAS Prado já atende 120 pessoas por mês

A entidade tem por função a prevenção e a orientação a famílias em situação de vulnerabilidade social

O Centro de Referência da Assistência Social fica na Avenida Saldanha da Gama, nº 1879. Bairro Prado – em frente ao portão do Jockey Clube

Desde 2011, a Casa das Famílias tem auxiliado muitas pessoas. De acordo com Éden Sara Bjoski, hoje, o CRAS Prado, do qual é coordenadora, atende, em média, 120 famílias por mês. O CRAS é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial. “Muitas questões não são de nossa competência, mas encaminhamos essas pessoas para a instituição que cabe a cada situação. Nossa principal função é não permitir que situações mais agravantes possam acontecer dentro dessas casas, como violência contra criança, mulher e idoso, ou até mesmo abuso sexual. Procuramos, então, prevenir, e para isso fazemos um trabalho com psicólogos e assistentes sociais”, destacou Éden. Ela ressaltou, ainda, que além dos atendimentos individuais na sede da instituição, a equipe faz visita domiciliar a essas famílias.

ENTREVISTA

Éden Sara Bjoski, coordenadora do CRAS Prado

A Plateia: O que é o CRAS?
Coordenadora: A Casa das Famílias, ou CRAS, é uma unidade pública descentralizada, responsável pela organização e oferta de serviços da Política Social Básica do Sistema Único de Assistência Social, no seu território de abrangência. É responsável pelo desenvolvimento do PAIF – Programa de Atenção Integral às Famílias, que visa fortalecer os vínculos familiares por meio do acompanhamento sociofamiliar, oficinas de convivência, encaminhamentos para a rede socioassistencial e mercado de trabalho.

A Plateia: Quem é o público-alvo do CRAS?
Coordenadora: Famílias em situação de vulnerabilidade social; beneficiários do Programa Bolsa Família; do Benefício de Prestação Continuada – BPC; idosos maiores de 60 anos; e crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

A Plateia: Quais os objetivos do CRAS?
Coordenadora: Informar e orientar sobre os direitos sociais e locais; articular e fortalecer os grupos sociais e locais; prevenir situações de vulnerabilidade e risco social; estimular o desenvolvimento de vínculos familiares e comunitários; estimular a inclusão produtiva e ampliar o acesso dos usuários aos direitos de cidadania.

A Plateia: Que serviços/ ações são oferecidos no CRAS?
Coordenadora: Recepção e acolhimento às famílias; busca ativa, por meio de visitas domiciliares; acolhimento realizado por assistente social e psicóloga; encaminhamento de passe-livre municipal, estadual e federal; ações sócioeducativas em grupos: idosos, famílias e crianças; cursos profissionalizantes de inclusão produtiva; cadastro único – Programa Bolsa Família e palestras.

A Plateia: Quem trabalha no CRAS Prado?
Coordenadora: Assistentes sociais, psicóloga, administrativo, estagiárias do Programa Bolsa Família e estagiárias de áreas técnicas.

A Plateia: Qual é o horário de funcionamento do CRAS?
Coordenadora: De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

A Plateia: Qual é a área de abrangência do CRAS Prado?
Coordenadora: O Bairro Prado, Vila João Souto Duarte, Vila Santa Rita, Vila Nova Livramento, Vila Real, Vila Queirolo, Vila Marin I e II.

INFORMAÇÕES

Quem quiser mais informações sobre os serviços que o CRAS oferece, basta ligar para o telefone (55) 93681034, ou ir até a sede, na Avenida Saldanha da Gama, nº 1879. Bairro Prado, em frente ao portão do Jockey Clube.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.