TcheLinux enfatiza softwares livres e atrai bom público a educandário

Evento foi realizado pela segunda vez em Livramento, na sede da escola Instituto Livramento

Palestras e orientações, informações e desmistificação do software livre foram as atividades do sábado

TcheLinux foi o evento desenvolvido no último sábado, no Instituto Livramento, com a finalidade de promover e incentivar o uso dos softwares livres. Docente da área de Informática, Fabrício Perez explica que pelo segundo ano o fórum de softwares livres em Sant’Ana do Livramento concentrou informações e oficinas para os interessados.

“Além de divulgar o tema para usuários de informática e comunidade, o evento trouxe pessoas capacitadas, de outras regiões, para propagar orientações e informações. Foram mostradas as diferenças entre os softwares proprietário e livre, com o espírito de confirmar que existe muita coisa boa, pois, às vezes, a pessoa fica insegura pela palavra livre. Pode perguntar: quem vai dar manutenção? Hoje, existem muitos profissionais em Livramento e fora, que trabalham com softwares livres”- sintetizou Peres.

Uso e mais conhecimento sobre os programas de código aberto atraíram bom número de pessoas ao evento

Segundo ele, em muitas cidades e meios sociais, o software livre ainda não é conhecido pela falta de divulgação. “É preciso mostrar que não é difícil, não é um bicho de sete cabeças, ao contrário, é muito fácil, todo em língua portuguesa, tem softwares para todas as áreas: animação, programação, produção de texto, imagens e de vídeo. Hoje, a maioria dos celulares usa software livre, como o Android, plataforma que possibilita que o usuário possa criar seus próprios programas e modificar a configuração sem quaisquer restrições. O código é aberto, pode ser editado e pode divulgar e distribuir sem pagar nada a ninguém” – referiu.

Alunos e professores do Curso Técnico em Informática do Instituto Livramento, estudantes universitários, alunos de escolas públicas e privadas, pessoas interessadas em Software Livre e empresários de Sant’Ana do Livramento, Rivera, entre outros, participaram, pouco após as 8h30 de sábado, da abertura oficial do evento, comandada pela professora Jussara Ucha Moreira, diretora do educandário e equipe.

Entre os temas desenvolvidos ao longo da manhã e tarde de sábado, por profissionais e técnicos de Livramento, Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande e Santiago, também ocorreram oficinas.

Da capital, Alan Velasques Santos ministrou uma oficina prática sobre a linguagem de programação HTML 5 para internet; Airton Mendina deu orientações sobre Buffer Overflow; a jornalista vinda de Santa Maria, Ana Rauber Rodrigues, enfatizou a facilidade com que é possível a migração do sistema proprietário para os softwares livres; enquanto Gabriel Holmos simões falou sobre a convergência dos sistemas GNU/Linux.

Vindo de Pelotas especialmente para o evento, Jeronimo Mendina Madruga coordenou uma oficina sobre os primeiros passos em Python, ao passo que Juliana Cougo, que veio de Rio Grande abordou o tema computação científica em Python. A plataforma Linux foi a temática de Luiz Henrique Rauber, vindo de Santiago.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.