Câmara homenageia o segundo melhor SAE em DST/Aids do País

Integrantes do Serviço recebem Voto de Congratulações dos legisladores pelo trabalho de resultados efetivos desde 2005

Os integrantes do SAE com o vereador proponente

Sant’ Ana do Livramento deve se orgulhar, pois detém o segundo melhor Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do Brasil, em DST e Aids. A classificação foi confirmada durante o IX Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis e do V Congresso Brasileiro de AIDS.

O SAE santanense, que integra a Secretaria Municipal da Saúde, e seus integrantes, foram autores um trabalho sobre aspectos antropométricos em consulta de puericultura de crianças nascidas de mães com sorologia positiva para HIV, alimentadas com fórmula láctea.

O vereador Carlos Nilo Coelho Pintos (PP) entregou, ontem, com outros 15 vereadores, no plenário, um voto de congratulações aos profissionais do SAE.

Luiz Brum e Carlos Nilo, na entrega

O progressista, na tribuna, fez um reconhecimento público ao SAE local, pela conquista, que traz como resultado um atendimento de excelência às gestantes soropositivas e o acompanhamento do recém-nascido. A equipe formada pelos profissionais Leandro Augusto Machado Carneiro, Elaine Lis Burgo de Brito, Guiasul Silva dos Santos, Luiz Henrique Soares Brum, Flavia Bênia, Ana Celina Alves Carneiro e a coordenadora Rosa Maria Osório, acompanhados pela atual secretária de Saúde, Natalia Steinbrenner, recebeu a homenagem na Câmara Municipal de Vereadores.

Em nome dos homenageados, o enfermeiro Luiz Henrique Soares Brum, bastante emocionado, falou sobre a conquista e agradeceu ao Legislativo. “Os serviços ambulatoriais em HIV e AIDS são serviços de saúde que realizam ações de assistência, prevenção e tratamento às pessoas vivendo com HIV ou AIDS. Estes serviços possuem diferentes configurações institucionais: são ambulatórios gerais ou de especialidades, ambulatórios de hospitais, unidades básicas de saúde, postos de saúde, policlínicas e Serviços de Assistência Especializados em DST, HIV/AIDS (SAE)” – disse.

O objetivo destes serviços é prestar um atendimento integral e de qualidade aos usuários, por meio de uma equipe de profissionais de saúde composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais, educadores, entre outros. Algumas de suas atividades principais são: cuidados de enfermagem; orientação e apoio psicológico; atendimentos em infectologia, ginecológico, pediátrico e odontológico; controle e distribuição de antirretrovirais; orientações farmacêuticas; realização de exames de monitoramento; distribuição de insumos de prevenção; atividades educativas para adesão ao tratamento e para prevenção e controle de DST e AIDS.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.