Temperaturas mais altas e chuva abaixo do normal serão a tônica

Neste 23 de setembro entra a Primavera. O pesquisador Gustavo Trentin, da Embrapa Pecuária Sul, analisa o boletim do 8º DISME/INMET e CPPMet/UFPEL, com a previsão de precipitação e temperatura para os próximos três meses na região Sul. Nos meses de novembro e dezembro, as precipitações permanecerão abaixo do normal e as temperaturas mínimas e máximas, acima do normal. De maneira geral, os reservatórios de água da região estão com o armazenamento de água superior ao mês de setembro de 2010. “No momento, os modelos estão indicando que teremos uma primavera e início de verão com precipitações maiores do que no ano passado, mas ainda inferiores ao necessário para a evapotranspiração dos cultivos”, explica Trentin, lembrando que novas informações sobre tendências de permanência meteorológica próxima da normal climática ou avanço para um fenômeno de La Niña serão publicadas a partir de 21 de outubro.

O pesquisador faz uma recomendação: “Para reduzir as perdas que poderão ocorrer no próximo ciclo de cultivo segundo os prognósticos climáticos, sugiro que as semeaduras e plantios sejam realizados, se possível, até o fim do mês de outubro, no momento em que o solo estiver com as condições adequadas de umidade para a semeadura ou plantio dos cultivos”.

A precipitação mensal em Sant’Ana do Livramento, no período entre 01 e 31 de agosto, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia ficou em 73.2 milímetros, sendo uma das maiores da região, perdendo para Bagé, Alegrete, Uruguaiana e São Gabriel. Precipitações menores foram registradas no mesmo perído em Quaraí e Dom Pedrito. O município, no mesmo período, conforme o InMet registrou percentual de 62% na medição de chuva mensal em relação à média histórica, sendo registrada como anomalia, por ter ficado abaixo dos 100% – que é considerado o normal histórico. Ou seja, conforme os meteorologistas, nesse período choveu 38% a menos do que historicamente é registrado em agosto em Livramento.

Perspectiva do Clima

“Apesar da intensificação da anomalia negativa de TSM (Temperatura de Superfície do Mar) no Pacífico Equatorial Central, o começo da primavera ainda terá chuvas entre normal e até mesmo pouco acima, mas no decorrer do trimestre as chuvas tendem a reduzir, especialmente a partir de novembro. A intensificação da anomalia negativa no Atlântico Sul também contribuirá para a redução das chuvas, especialmente nas regiões localizadas mais no Sul do Estado. As anomalias das temperaturas também tendem a apresentar inversões no decorrer deste trimestre.”

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.