Contrato com Samu Salvar finda em novembro, apura vereador

Jansen Nogueira recebeu, ontem, a resposta encaminhada pela Secretaria de Administração a respeito do contrato do serviço de atendimento do programa federal conveniado

Jansen Nogueira: presidente recebeu informações sobre o Samu

Ontem, o presidente da Comissão de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Cultura e Meio Ambiente, Jansen Nogueira (PT), recebeu uma correspondência da Secretaria de Administração. Trata-se da resposta ao requerimento que o legislador petista encaminhou a respeito do Samu-Salvar.

Com a correspondência, foi encaminhada uma cópia do contrato mantido entre o município, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e a Santa Casa de Misericórdia – que é a responsável pela base local para a prestação do serviço, em que pese o contato deva ser feito via número 192, diretamente com a central.

Nogueira salienta que o programa Salvar/Samu é o atendimento móvel criado para urgências e emergências com plantão permanente 24 horas, pelo telefone 192, porém a central, como é de conhecimento público, fica na região metropolitana, e isso motiva as mais diversas críticas por parte da comunidade em relação a atendimento.

A comissão de Saúde também vem realizando vários debates a respeito das necessidades para que a funcionabilidade do Samu seja realizada a contento. Em tese, o entendimento é de que o serviço deva realizar o serviço de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O custo é dividido entre União (50%), Estado (25%) e municípios (25%). O serviço é comum em regiões metropolitanas e grandes cidades, porém, em âmbito de interior, pelo menos em Sant’Ana do Livramento, vem sendo motivo de constantes reclamações.

Nogueira confirmou, ontem, que o contrato do município com o sistema termina em novembro deste ano e, segundo indicou a Secretaria de Administração, deverá ser realizado um novo contrato para o serviço de atendimento móvel.

A ideia do presidente é ampliar o debate em relação à manutenção do custo do Samu-Salvar no orçamento, ou não.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.