Ação preventiva de saúde atende cerca de 300 pessoas

O evento Santa Casa na Praça contou com a parceria da equipe do curso de Enfermagem do Instituto Livramento

Cerca de 300 pessoas da comunidade foram atendidas ontem (25), na Praça General Osório, durante uma ação promovida pela Santa Casa em parceria com o Instituto Livramento. As equipes de enfermagens das duas instituições disponibilizaram das 8h às 17h, serviço de verificação de pressão arterial e teste de HGT (teste de glicemia no dedo).

Somente pela parte da manhã foram atendidas mais de 100 pessoas e pequenas filas acabaram se formando, na estrutura montada dentro da praça no acesso pela rua dos Andradas. A tarde houve a renovação de alunos de enfermagem do Instituto e dos profissionais da Santa Casa.

Conforme a enfermeira Rafaela Simões de Souza, este tipo de ação é realizada eventualmente já há dois anos. “Estamos promovendo este tipo de ação aberta a toda a comunidade, sempre que é possível. Um serviço rápido e que em 5 minutos é possível saber se o cidadão precisa procurar o médico”, destacou Rafaela.

A ação além de beneficiar a comunidade também serviu como treinamento da equipe de técnicos de enfermagem do Instituto. “Uma boa oportunidade para aperfeiçoar conhecimentos e nestas ações muitas pessoas acabam descobrindo problemas como hipertensão, principalmente as pessoas de mais idade”, explicou a enfermeira e professora Rosane Machado.

O mesmo pensamento foi compartilhado pela concluinte do curso, Raira Fogaça, de 19 anos. “É muito bom poder praticar o que se aprende em sala de aula. Também é bastante diferente poder ligar com o público diretamente”, disse a técnica de enfermagem.

Com relação à opinião colhida de alguns cidadãos que aceitaram realizar os exames, a iniciativa de prevenção foi aprovada. “Claro que aproveito este tipo de ação e mantenho meus exames em dia”, disse Amilton Perez, 69 anos, radialista.

No sentido de manter o controle também de sua pressão arterial, o aposentado Daniel Severo, de 73 anos, também procura este tipo de serviço quando possível. “Mantenho o controle sim, pois tenho que verificar periodicamente minha pressão arterial”, destacou.

A estudante Raira Fogaça, está concluindo o curso de Técnico em Enfermagem

 

 

 

 

Professora e enfermeira Rosane Machado, acompanhou seus alunos

 

 

 

 

Oftalmologista Júlio prestigiando o trabalho da filha Rafaela de Souza

 

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.