Programação tem foco na culinária e cultura

A receita do bolinho de chuva sendo passa’’’’’’da pela Patroa Andrea Martins

As entidades tradicionalistas mantiveram suas atividades, nas quais se destacaram os encontros gastronômicos, danças e bailes, mesmo com o tempo de chuva e a temperatura em queda.

Gaúcho que é gaúcho não se assusta com pouca coisa, e nem mesmo a chuva tirou o ânimo daqueles que foram nos C.T.G.s, Galpões e piquetes no fim de semana. A boa comida correu solta nos almoços e jantares, cafés de chaleira e chás. A música gauchesca ecoou longe e o arrastapé dos bailes foi até a madrugada.

A nova entidade tradicionalista 

O Galpão Tradicionalista Tropeiro Velho, localizado no Wilson, realizou, na tarde de domingo, o Chá das Senhoras, bastante prestigiado pelos frequentadores da entidade e convidados. A patroa Carla Rejane Dias Carvalho, organizadora da atividade, se mostrou contente com a presença dos convidados, e espera que a chuva dê uma trégua para que mais pessoas possam participar dos eventos programados para a semana. A invernada juvenil do Movimento Tradicionalista Chilenas de Prata realizou uma apresentação durante o chá, e recebeu os aplausos ao executar com desenvoltura as danças tradicionalistas, ao som de músicas gaúchas. A entidade, fundada em março de 2012, realiza

Bailado Chilenas de Prata encantou o público

baile todos os dias, com o grupo Alma de Vaneira, a exceção do baile de 17 de setembro, que terá a animação do conjunto Chucro do Berço. Silvio Honório Kohlhoff disse que mesmo abaixo d’água o público compareceu e que a entidade está com uma programação para toda a semana, em um local seguro, com todos os alvarás em dia e também exigências dos bombeiros, como as portas de emergências. “Faz pouco mais de um ano que inauguramos o galpão, mas levamos 07 anos para a sua construção”, observou. 

Bolinho de chuva e café de chaleira 

O C.T.G. Presilha do Pago teve vasta programação no fim de semana, e no domingo realizou um almoço, que lotou as suas dependências, e contou com o prestígio do Prefeito Municipal, Glauber Lima. Na oportunidade, o chefe do Executivo Municipal entregou à entidade um certificado de reconhecimento pelos serviços prestados, o que foi motivo se satisfação,

Rui Rodrigues servindo o café de chaleira

conforme disse a patroa Andrea Martins. À tarde, foi oferecido um café de chaleira acompanhado de bolinhos de chuva. Como uma forma de resgatar as tradições, as prendas foram para a cozinha e colocaram a mão na massa e aprenderam a fazer os quitutes, conforme receita passada pela própria Andréa. Depois de prontos, os bolinhos foram servidos aos presentes com o café de chaleira, preparado por Rui Rodrigues, à beira do fogo.

Ainda na quinta-feira, dia 12 de setembro,o C.T.G. Presilha do Pago representou Sant’Ana do Livramento em Porto Alegre, em uma

apresentação realizada no Parque Harmonia, onde está instalado o acampamento farroupilha.

Charlene Rodrigues Rosa, com a filha Camile e a sobrinha Gabriela, prestigiou o chá das senhoras

As festividades da Semana Farroupilha continuam, mas preparem-se, pois a chuva continua. Mesmo diminuindo de intensidade, a previsão é de que o frio aumenta, e na quarta-feira, a temperatura se aproxima de 1°C, conforme informações da Estação Meteorológica de A Plateia e RCC FM. Mas não tem tempo ruim que supere a animação dos tradicionalistas e a semana está cheia de atrações. Acompanhe a programação para esta segunda-feira, de algumas entidades: 

- C.T.G. Presilha do Pago: 9h – Café campeiro; 10h – recepção aos alunos da Escola Paulo Freire e do Pelotão Mirim da Brigada Militar, almoço festivo. Durante a tarde, contos e lendas e à noite jantar campeiro (feijão, espinhaço mexido, farofa, salada verde e pão).

As 21:00 Show com Erlon Péricles. 

Carla Rejane Dias Carvalho e Silvio Onorio Kohlhoff, Casal de Patrões do G.T. Tropeiro Velho

- P.T. Maragatos e Chimangos – 20h – Festival Gildo de Freitas e Jantar – massa com charque, feijão, arroz com ervilha, mandioca, saladas e pão. Baile. 

- C.T.G. Crioulos da Fronteira – Jantar-baile às 21h. 

- G.T. Tropeiro Velho – almoço: arroz branco, massa com molho e saladas diversas; jantar: feijão de cor, refogados, arroz branco e saladas. Apresentação da Escola Pacheco Prates. 

- Malacara 7 – 20h30 – Jantar-baile com o Grupo Regional M 7 (valor R$ 15,00). Cardápio: carreteiro,feijão mexido,farofa, salada verde e pão. 

- Fogão Rodeio dos Gaudérios – 12h – almoço (arroz, feijão, vaca atolada, carne frita, pirão,farofa e saladas variadas; 14h – torneio de bocha, chá para prendas, oficina de brinquedos antigos e brincadeiras culturais.

 Casereada 

Nesta segunda-feira, a Casereada do Galpão Binacional será das seguintes entidades: Lanceiros do Ibicuí da Armada, Negrinho do Pastoreio, Movimento Nativo Coxilha de Sant’Ana, Tradição e Folclore da Mangueira Colorada, Movimento Nativo do Upamaroti e C.T.G. Sentinelas do Planalto. As entidades fazem um rodízio de 24 horas, e cada uma cumpre uma jornada de 3,5 horas. No domingo, uma das entidades que esteve no Galpão Binacional foi a Nascente do Ibirapuitã. Segundo seu patrão, João Pires, o fluxo de visitantes foi pequeno, em função da chuva. Mas a expectativa é que o movimento se intensifique nos demais dias.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.