Abertura abaixo d’água no Parque

Sob guarda-chuvas, as autoridades, com a intensidade da precipitação, entoaram os Hinos na
abertura da festa oficial dos gaúchos

Celebração máxima dos gaúchos teve início sábado, sob a chuva intensa na Fronteira da Paz

Abaixo d’água, como diz o ditado gaúcho. Assim foi a abertura da Semana Farroupilha, na manhã de sábado, no Parque Internacional. Trazida pelo Grupo Santanense de Cavalgadas, a centelha da chama crioula foi conduzida desde o município de General Câmara até a Fronteira.

O presidente da Comissão Organizadora, Rui Rodrigues, que também é coordenador da 18ª Região Tradicionalista, enfatizou o esforço desenvolvido para a realização do evento. O prefeito Glauber Lima, ao se manifestar, fez uma manifestação resgatando elementos da história gaúcha, salientando que “de coração e alma, estamos abraçados aos tradicionalistas santanenses”. Lima fez o acendimento da pira crioula, dando início às atividades.

O presidente do Grupo Santanense de Cavalgadas, Márcio Trindade, falou sobre a 28a edição do evento, agradeceu o apoio e falou sobre a importância do protagonismo dos homens e mulheres que foram a General Câmara, representando Livramento não apenas na busca da chama, mas na propagação da centelha gaúcha para todo o Rio Grande.

Carolina Fernandes, do Grupo Santanense de Cavalgadas, representando as mulheres, fez o acendimento do fogo de chão no interior do novo galpão binacional. O novo local ficou menor em relação ao anterior, com formato de ferradura.

O presidente Dagberto Reis, da Câmara de Vereadores; o secretário da Agricultura, Carlinhos Fernandes; a coordenadora Meire Torres Aguer Garagorry, da 19a CRE; entre outras autoridades, marcaram presença. A fanfarra do 7º RCMec fez o acompanhamento musical da solenidade.

O padre Roberto Carlos, da Igreja do Rosário, fez a bênção oficial, após a declamação da Oração do Gaúcho. Cada representante de entidade tradicionalista realizou a tradicional retirada da muda da chama crioula. O major Marcelo Gayer Barboza, representando o CTG Estância Velha, foi o primeiro, seguido pelos patrões das demais entidades tradicionalistas locais.

O fato inusitado ficou por conta do uso de uma bandeira da Argentina e não do Uruguai, na disposição dos pavilhões. Já no domingo pela manhã, a bandeira argentina havia sido substiduída pela uruguaia.

 

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


2 Comentários

  1. Luiz Fernando Costa

    Mesmo com chuva, deve ter sido uma bela festa. Pena que as fotos mostram o calçamento esburacado do PARQUE INTERNACIONAL, mostrando o desleixo com que é tratado este grande cartão postal internacional. Que deveria ser preservado com grande orgulho por ambas as cidades.

  2. perutio

    Não entendo como as pessoas se deixam enganar por um pilantra desses.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.