Quinta-feira, 22 de Setembro de 2011

Mais vagas, mais perto

Primeira votação do projeto de emenda à LOM que aumenta para 17 o número de vereadores foi festejada


A briga pelo incremento da representatividade de diferentes setores da sociedade conquistou uma primeira vitória ontem, com a aprovação, na primeira votação, do aumento do número de vereadores em Livramento para 17, já a partir da próxima legislatura. O resultado confirmou os votos conforme eles eram previstos: contra, dos vereadores Bernardo Fontoura, Edu Oliveira e Nelmo Oliveira, e a favor de Germano Camacho, Carine Frassoni, Claudio Coronel, Dagberto Reis, Lídio Melado Mendes, Batista Conceição e Sérgio Moreira. A discussão foi sobre o número de vagas, não sobre o percentual de repasse do orçamento municipal. O projeto deve ser votado novamente e receber aprovação de 2/3, como aconteceu ontem, para alterar a Lei Orgânica Municipal. Mas essa primeira vitória já foi motivo de comemoração, por parte de quem defende mais espaços para a participação cidadã e, óbvio, por quem dessa forma pretende disputar uma vaga no Legislativo futuramente.

Quadras

O secretário geral de Governo de Livramento, Robson Cabral, confirmou ontem informação de que o Ministério do Esporte já empenhou  recursos na ordem de R$ 195 mil destinados à construção de duas quadras poliesportivas em Livramento. O recurso foi articulado pelo vereador licenciado Glauber Lima, do PT, com o deputado federal Elvino Bohn Gass, e devem estar liberados para licitação das obras no início de 2011. Inicialmente, as quadras poliesportivas, totalmente cercadas e com iluminação, estão previstas para a praça Oriovaldo Grecellé – em substituição ao ginásio construído há anos e demolido por um temporal – e na Cohab do Armour.

Lombadas

O vereador Dagberto Reis, do PT, continua defendendo o cancelamento do contrato da Prefeitura com a empresa Kopp, que venceu a concorrência para instalação e controle das lombadas eletrônicas em Livramento. Ele recorda que em março passado, após estudar o projeto que previa a instalação das lombadas, solicitou ao Prefeito o cancelamento do contrato. Um dos motivos que apontou era o de que a definição dos locais não foi feita por um engenheiro de tráfego, orientação que também havia sido apontada em parecer da Procuradoria Jurídica, mas foi ignorada pelo Executivo. Dagberto lamenta que a Administração tenha que ser provocada nesse sentido, agora, pelo Ministério Público. Está correto. E o pior é que agora o Governo fala em contratar um técnico para, finalmente, dar o parecer técnico que deveria ter sido feito no início.

Oportunidade na saúde

A senadora gaúcha Ana Amélia Lemos disparou em seus endereços de mídia um chamado de atenção aos gestores municipais no Estado: “Governo vai destinar quase R$ 5 milhões para reformas de Unidades Básicas de Saúde no RS. Segundo ela, a indicação das unidades que serão reformadas será feita pelos gestores estaduais, nas Comissões Intergestores Bipartite (CIB). Municípios localizados em regiões de extrema pobreza ou com baixo Produto Interno Bruto-PIB per capita serão priorizados. Ana Amélia esclarece que o sistema disponibilizado pelo Ministério da Saúde calcula o valor de incentivo da reforma, conforme a necessidade de cada unidade, e depois dessa avaliação, a proposta será encaminhada ao gestor estadual para que sejam aplicados os critérios de prioridade.

Fundamento

O vereador Nelmo Oliveira embasou sua decisão de votar contra o aumento do número de vereadores de 15 para 17 em pesquisa feita com uma centena de santanenses, que opinaram contra as novas vagas. Nas últimas eleições, Nelmo recebeu mais de 1.300 votos.

Conversas na Fronteira

O deputado estadual Frederico Antunes estará, hoje, em Livramento para uma série de contatos. Às 19 horas, discute com a executiva do PP detalhes de um grande ato de filiação de novos progressistas. Antes, às 17 horas, visita o Colégio Santa Teresa de Jesus, que homenageou pela passagem do seu centenário. Às 17h30min, o deputado se reúne com a diretoria da ACIL para debater o projeto de Lei 6.316/2009, que permite a implantação de free shops em cidades fronteiriças brasileiras e, às 18 horas, visita a redação de A Plateia e RCC FM, onde participa do programa “Conversa de Fim de Tarde”.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.