Secretaria da Agricultura apoia Embrapa na implantação de pomar para a Assandef

Secretário Carlinhos Fernandes ressalta a importância do projeto da Embrapa e do Governo Federal

Colaboradores intensificaram trabalho para instalar o pomar

O Projeto Quintais Orgânicos, lançado pela Embrapa Clima Temperado de Pelotas, é destinado para garantia de frutas frescas e de qualidade, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população, para agricultores da Agricultura Familiar e instituições como escolas, abrigos e instituições de assitência social, como é o caso, em Sant’Ana do Livramento, do trabalho desenvolvido pela Assandef.

A Embrapa Clima Temperado dá assistência técnica para execução de pomares diversificados para boa alimentação. Os kit’s distribuídos pela Embrapa são constituídos de cinco mudas de 18 espécies de frutas: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabiju, araticum, uva, jabuticaba, videira e guabiroba.

Plantio teve início ontem, conforme projeto orgânico

“Quando as mudas atingirem a idade produtiva – o que deve ocorrer a partir do 2º ano – o fornecimento de frutas e seus subprodutos para consumo dos beneficiários ocorrerá durante os 12 meses do ano, com qualidade e em quantidade” – destacou ao secretário Carlinhos Fernandes, titular da Agricultura.

Por solicitação da presidente Leila Susam e da tesoureira Silma Lampert, a Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento colaborou para a implantação do projeto, através da equipe e maquinário da Patrulha Agrícola, no preparo do solo e no plantio das mudas.

O engenheiro agrônomo Roberto Braz, coordenador do DTA, e o chefe da Patrulha Agrícola, Raul Duarte, foram os responsáveis pela Secretaria no trabalho efetuado em área da nova sede da Assandef no Armour.

Conforme o prefeito Glauber Lima: “O trabalho desenvolvido pela Assandef e sua contribuição para inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência física é muito importantente para o desenvolvimento de Sant’Ana do Livramento”. Conforme o secretário Carlinhos Fernandes, além da questão alimentar e nutricional oferecida pelo quintal, o local também servirá para a realização de atividades com as pessoas atendidas pela Assandef, que poderão acompanhar o crescimento e desenvolvimento das plantas, aumentando o contato com a natureza e melhorando a autoestima.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Agricultura, quer, cada vez mais, contribuir com este tipo de iniciativa social, estando sempre à disposição da comunidade santanense.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.