Secretaria de Agricultura repassa sementes do programa Troca Troca

Engenheiro agrônomo Roberto Braz reforça que os pedidos deste ano já foram encerrados

Engenheiro agrônomo Antônio Cândido, do Departamento Técnico Agropecuário da SMAPA, no momento da entrega de 03 sacos de Milho para a agricultora Iria Schell, na Cooperativa Figueira, localidade da Faxina

Há mais de oito anos não era executado, no Município de Sant’Ana do Livramento, o programa Troca Troca de sementes de milho, que tem, como principal objetivo, disponibilizar para os produtores sementes de qualidade, com valor subsidiado (28%) e o pagamento podendo ser realizado apenas na safra, após a colheita. Inclusive, para esta safra, além de sementes de milho, também foi disponibilizada a opção de sementes de sorgo forrageiro.

A informação é do engenheiro agrônomo Roberto Braz, da Secretaria Municipal de Agricultura. Segundo o técnico, na atual gestão, foi firmado um termo de cooperação para adesão ao Programa Troca Troca, celebrado entre Prefeitura Municipal e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), sendo retomada a aplicação desta política pública voltada aos agricultores, que há muitos anos não era executada localmente.

Braz informa que o programa possui duas etapas para o encaminhamento de pedidos pelos produtores: a Safra (plantio nos período cedo e normal) e a Safrinha (plantio no tarde). Quando da abertura das inscrições, os pedidos são realizados via Secretaria Municipal de Agricultura, porém, neste ano, os pedidos já foram encerrados.

O agricultor Rivail Soares Peres, recebendo 1 saco de semente de milho, na localidade do Passo dos Guedes

“Para o Município de Sant’Ana do Livramento, nesta safra 2013/2014, foram disponibilizados 50 sacos de sementes para o período da safrinha, sendo que a totalidade foi distribuída. De acordo com as regras do programa, cada agricultor tem direito de encomendar até 3 sacos de semente, ou só de milho, só de sorgo ou pedido misto, envolvendo sorgo e milho” – diz o agrônomo.

Os pedidos foram realizados até o fim do mês de novembro, e a entrega das sementes ocorreu entre fim de dezembro e a primeira quinzena de janeiro.

Para a safra 2014/2015, serão disponibilizados 200 sacos ou mais de sementes para o Município, sendo que o encaminhamento de novos pedidos poderá ser realizado a partir da 2ª quinzena do mês de julho, quando abre o período de encomendas para a safra e, posteriormente, para a safrinha.

 

 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.