Alegrete e Livramento!

Às vezes, é preciso refletir e, desprovidamente de pré-conceitos, torna-se salutar analisar outros ângulos de uma questão.

Qual o maior desfile farroupilha do Rio Grande? Sant’Ana do Livramento ou Alegrete?

Os críticos à concorrência dirão que o que importa, realmente, é a qualidade e não o número. Outros sentenciarão que o relevante é o aspecto organizacional. Os radicais defenderão que o deles é o melhor desfile, seja em Alegrete ou Livramento. Os céticos, entretanto, dirão que é difícil crer nesta ou naquela possibilidade. Os fundamentalistas dirão que o tradicionalismo é um só. Entretanto, se ainda está na pauta o aspecto atrativo, é preciso analisar outros ângulos.

Se um dos focos é turismo, é preciso, antes de mais nada, avaliar as características peculiares e os diferenciais positivos de cada desfile, utilizando-os conforme o possível e cada situação como argumento de mídia, visando atrair o turista. Antes disso, entretanto, é necessário entender que o tradicionalismo é, sim mutável, do ponto de vista evolutivo, embora isso não signifique perder as raízes ou a identidade. Organização é um fundamento quando o tema é turismo e, ao contrário do que podem entender céticos, radicais, negativistas e outros do gênero, o teatro – encenações de situações históricas – é, sim, um meio de propagar conhecimento e cultura. Aí entra outro elemento, educação. Em Alegrete, ao que se saiba, é curricular, na maioria das escolas, a questão histórica e cultural.

Em Livramento, ainda falta avançar muito nessa área, pois ainda há aluno que sequer conhece a letra do Hino Nacional, que dirá pedir que cante o Hino Riograndense! Quando o mote é promover a atração de pessoas, é salutar, sim, a disputa entre Alegrete e Livramento, e não há má- -fé em estimular. Claro, organizadamente, com envolvimento de todos, sem as vaidades locais preponderando. É algo a refletir. E, sim, vale observar como os alegretenses evoluiram, como organizam nas entidades e quais as formas de controle que adotam.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.