O mestre e filósofo brasileiro Huberto Rohden

Huberto Rohden foi um ex-padre jesuíta brasileiro, catarinense, que acabou se tornando famoso nos Estados Unidos, fazendo palestras em universidades e lecionando seu próprio curso de filosofia.
Ele criou o seu próprio método de ensinar filosofia, de um modo prático e acessível, partindo do princípio de que a maioria daqueles que se intitulam filósofos costumam complicar as coisas mais do que realmente são.
Huberto Rohden então resolveu simplificar e facilitar o aprendizado de seus alunos, no âmbito das universidades ou mesmo através de seus livros.
Num de seus livros, O Pensamento Filosófico da Antiguidade, ele expõe o seu método e parte de um esquema bem simples, afirmando que o homem, criado à imagem e semelhança de Deus, é seu legítimo herdeiro, inclusive quanto aos atributos de onisciência, onipotência e onipresença (e isto cada vez mais estamos constatando através do progresso das comunicações, da ciência e da tecnologia) e que nada no mundo nos pode fazer mal, a não ser que nós mesmos o permitamos.
Seu método universal de filosofia começa mostrando-nos os objetos e as coisas visíveis, tangíveis ou intangíveis ao nosso redor, como uma pedra, um tijolo, um pão, um queijo, um lápis, uma floresta, o sol, a noite, as flores, a economia, a política, a liberdade, a amizade, o amor, a afetividade, etc., como elementos dispersos que podem ser percebidos pelos sentidos, que depois ele vai reunindo e colocando na periferia de um círculo, de modo que cada elemento conceitual apareça como um ponto ao redor desse círculo, como se fossem as pérolas de um colar. Depois ele interliga esses elementos com um fio para mostrar que aí começa o processo da inteligência.
A seguir ele coloca um ponto no centro desse círculo e o liga com tantos raios quantos sejam as contas (ou pérolas do colar) ao redor do círculo, chamando-o de centro de onde tudo emana, e o que dele emana, de manifestações imanentes, entre as quais a humanidade.
E assim ele constrói uma roda, com todos os seus elementos constitutivos (circunferência, raios e centro) e a partir dela, por analogia, estabelece o seu método, baseado na tese do conhece-te a ti mesmo.
Depois de permanecer muitos anos fora do país, Huberto Rohden resolveu radicar-se em São Paulo, onde dirigiu um instituto criado por ele mesmo para divulgar a sua obra literária,filosófica, didática e intelectual.
São dele, ou pelo menos atribuídos a ele, estes pensamentos:
“Não sou melhor porque me elogiam, nem pior porque me censuram. Sou o que sou aos Teus Olhos Senhor e à luz da minha consciência”.
“O mal que me fazem não me faz mal porque não me faz mau. O mal que eu faço me faz mal porque me faz mau”.
Luciano Machado

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.