Conferência Estadual da Igualdade Racial elegeu delegados santanenses

Reunião tratou da reativação do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Sant’Ana do Livramento

A Coordenadoria Municipal da Igualdade Racial, representada por Nilton Vaqueiro, participou, nos dias 24 e 25 últimos, da III Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, realizada em Porto Alegre. O objetivo da conferência é avaliar avanços, desafios e perspectivas de políticas da igualdade racial, e também discutir diretrizes para implementar políticas de enfrentamento ao racismo, nos âmbitos regional, estadual e nacional. Na oportunidade, a delegação de Livramento, representando a Fronteira Oeste, elegeu quatro delegados, dois titulares e dois suplentes, além de ter indicado um convidado para defender estratégias de inserção da população negra, durante a fase nacional da III Conferência, que será realizada nos dias 5, 6 e 7, em Brasília.

Na última terça-feira, 26, em reunião agendada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Dagberto Reis, o Secretário de Administração, Fabrício Peres, reuniu-se com uma comissão de representantes das entidades, que compõe a lei que trata da reativação do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Sant’Ana do Livramento. Na ocasião, Dagberto Reis elogiou a disponibilidade do executivo municipal e ressaltou a importância de mobilizações em defesa da igualdade racial: “A participação de negros e negras santanenses na Conferência Estadual da Igualdade Racial é fruto de uma articulação coletiva que passa pela criação da ASNIR, a reativação do conselho, e a criação de uma coordenadoria. Ou seja, é fruto de uma política pública de igualdade racial verdadeira, comprometida e inclusiva. Poder ajudar nesta construção é motivo de satisfação e a certeza de que muito ainda precisa ser feito para inclusão, resgatando uma dívida da sociedade brasileira com aqueles que foram trazidos em navios acorrentados para serem escravizados. Parabéns a todos que nos representaram no evento em Porto Alegre e especialmente aos delegados eleitos, desejando que eles possam realmente elaborar políticas públicas que promovam a igualdade racial, sem preconceitos, com bases sólidas para que a inserção seja plena”.

Foram eleitos durante a etapa estadual da III Conferência da Igualdade Racial:

Rosimeri Madri – Titular
Douglas Ramos – Titular
Débora Sinara Pires – Suplente
Nilton Paulo Vaqueiro – Suplente
Claudia Mendes – Convidada

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.