Terceira idade

O IBGE apontou que Sant’Ana do Livramento vem aumentando sua população da chamada terceira idade, ou seja, uma cidade com sua longevidade também em destaque. Por outro lado, ainda foi verificada uma queda na faixa etária, pois os jovens continuam indo embora da cidade, em busca de oportunidades, de faculdades, enfim, fazendo com que o município apresente apenas um leve crescimento nos últimos anos.
Mas ao que tudo leva crer, estes índices poderão ser revertidos nos próximos anos, tendo em vista o crescimento, principalmente de nossas universidades, onde atualmente Livramento recebe inúmeros jovens de outras cidades e até mesmo de outros estados da federação.
Com o fortalecimento dos campos de pesquisas e de desenvolvimento produtivo, uma nova Fronteira da Paz estará surgindo em breve, ampliando os horizontes e incentivando a permanência cada vez maior da população mais jovem.
Esta expectativa é um dos grandes desafios, inclusive de muitos municípios, os quais ao longo dos anos não promoveram o devido desenvolvimento necessário para manter a mão de obra qualificada. Felizmente, inúmeros cursos qualificativos estão sendo oferecidos justamente neste sentido, desmistificando que somente as grandes cidades e região metropolitana, oferecem oportunidade de crescimento. Salários maiores, com certeza, mas despesas dobradas podem apostar. Grandes deslocamentos para o trabalho e custo elevado também com a alimentação. Esses são os fatores que devem pesar na balança dos jovens ao decidir se continuam apostando na “velha e boa terrinha”, ou alçam um salto maior em suas vidas. Além disso, tem o fator familiar e dos tradicionais amigos. Quem de Livramento já ouviu falar de pessoas que foram embora e que agora estão voltando para continuar a vida na antes esquecida Fronteira? O turismo já provou o seu potencial de compras na vizinha cidade de Rivera, agora temos que provar nossos potenciais nos demais quesitos.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.