Banco de Alimentos está em plena atividade

A sociedade Civil Organizada é um movimento apolítico e está precisando da ajuda da comunidade

Deise Cristina Arruda, presidente do Banco de Alimentos

Desde 2005, o Banco de Alimentos tem atuado no município com o objetivo de ajudar aquelas famílias mais necessitadas da cidade. Mesmo que a ação venha acontecendo há muitos anos, inúmeras pessoas desconhecem a sua existência. Com isso, a equipe de reportagem do jornal A Plateia realizou uma entrevista com Deise Cristina Arruda, presidente da Sociedade Civil Organizada.

A Presidente realizando doações na Nova Livramento

A Plateia: Como atua o banco de alimentos no município?
Deise: O Banco de Alimentos funciona recolhendo das empresas cadastradas todo o material que possa ser reaproveitado nas entidades, projetos e associações que realizem trabalhos assistenciais. Não pedimos apenas alimentos, mas também roupas, bens móveis e livros. Se forem alimentos, devem ter condições de consumo e estar dentro da validade. Aceitamos todos os tipos de doações e repassamos diretamente aos beneficiários.

A Plateia: O Banco de Alimentos existe há quanto tempo?
Deise: Aqui em Livramento, desde 2005, mas muito pouco se fez neste período. Encontramos diversas dificuldades, inclusive, documental, pois não havia interesse da sociedade ou governo para que o Banco realizasse esse verdadeiro papel na sociedade.

A Plateia: A qual órgão pertence o Banco de Alimentos?
Deise: O Banco de Alimentos é uma Sociedade Civil Organizada, ligada diretamente à FIERGS, e é um grupo da sociedade, sem nenhum vínculo político, que se une em prol do bem comum. Um dos requisitos básicos é não ter cargo político ou ser funcionário federal, estadual ou municipal.

A Plateia: Desde quando você está na presidência do Banco?
Deise: Assumimos no dia 13 de abril deste ano, sendo a diretoria executiva composta por 9 (nove) membros efetivos, conselho fiscal e conselho administrativo.
A Plateia: O Banco tem sede?
Deise: A sede provisória é na Rua João Carlos Brenner, 121, junto ao Sindisaúde.

Família recebendo doações repassadas pelo Banco de Alimentos

A Plateia: Onde as pessoas devem deixar as doações?
Deise: A doação, quando feita por empresa cadastrada, nós recolhemos conforme a disponibilidade do que vai ser doado, podendo ser diário. Se alguém quer realizar a doação, deve entrar em contato pelo telefone (55) 84354209 e vamos buscar. O Banco de Alimentos não trabalha com dinheiro, somente doações de bens. Nossa maior dificuldade é a falta de apoiadores na gasolina, e se alguém quiser doar, agradecemos.

A Plateia: Quantas famílias estão sendo beneficiadas?
Deise: Atualmente, são beneficiadas as seguintes entidades: Movimento Amae, Fio de Esperança, Projeto Criança Feliz, Asilo Sebastião Peres, Asilo Mario Mota, Cidade de Meninos, Centro de Formação Geral, Igreja Batista Independente, Lar de Meninas, Creche Pai Sete, Igreja Gediões do Wilson, Clube de Mães Nossa Senhora, Creche Santa Elvira, Centro Beneficente Maria Abeghair, Aspa, Projeto Reeducar, Apae, Igreja Assembleia de Deus Ministério Tiberíades, Associação Desafio Jovem Renascer, e as associações de moradores das vilas Morada de Fatima, Nova Livramento, Santa Rosa. Todavia, auxiliamos diversas famílias que são enviadas até nós, em uma média de 15 mensais.

A Plateia: Como é feito o cadastramento das pessoas que querem ser beneficiadas?
Deise: O Banco de Alimentos não cadastra famíliais, elas devem participar das atividades de alguma das entidades beneficiadas, ou enviadas por alguma secretaria, como o CRAS, Gabinete da Primeira-Dama, Secretaria de Assistência Social ou indicada pela sociedade.

A Plateia: Que tipos de alimentos vocês recebem?
Deise: Todos os tipos de alimentos, desde que estejam em condições de uso e dentro do prazo de validade. Não só alimentos, como roupas e bens materiais de todos os tipos. Não temos estoque de mercadoria, nós recebemos dos doadores e repassamos imediatamente.

Solidariedade
O Banco de Alimentos está precisando da ajuda da comunidade santanense. Para realizar doações como roupas, alimentos e até mesmo gasolina, basta entrar em contato pelos telefone 8435 – 4209, ou encaminhar as doações até o seguinte endereço: Rua João Carlos Brenner, 121 – bairro Centro, nas proximidades da Escola Liberato.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.