Conservação dos campos naturais é tema de seminário na Expointer

O relato de experiências da integração entre os países da América do Sul que buscam aliar o desenvolvimento econômico à conservação dos campos naturais do Pampa é o foco do seminário que ocorre a partir das 9h de segunda-feira, dia 26, na sede Administrativa da Secretaria Estadual da Agricultura, no Parque de Exposições Assis Brasil, durante a 36ª Expointer.
A programação do evento contempla a apresentação das ações da Alianza del Pastizal na Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai e os resultados do projeto executado com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) referente à concessão de incentivos aos produtores.
“O projeto desenvolveu uma fórmula que calculará o índice de conservação dos campos naturais. Este instrumento servirá como base para medir o incentivo a ser concedido ao produtor”, disse Luiza Chomenko, pesquisadora da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, que integra a coordenação técnica do projeto no Estado.
A abertura do evento contará com a presença dos secretários estaduais Neio Lúcio Fraga Pereira (Meio Ambiente), Luis Fernando Mainardi (Agricultura, Pecuária e Agronegócio), Ivar Pavan (Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo), além de representantes do Uruguai, Argentina e Paraguai, que atuam em projetos de pecuária aliada à conservação do Bioma Pampa.

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura
9h30 – Dr. Nicholas Marchand, coordenador regional da Alianza del Pastizal: Alianza del Pastizal (Uruguai) – Um exemplo exitoso de integração internacional produção/meio ambiente.
10h15 – Biol. Aníbal Parera, coordenador do projeto Alianza del Pastizal/BID (Argentina): ICP (índice de conservação de campos naturais) – Proposta de gestão que visa à concessão de incentivos para produtores que compatibilizam produção e conservação ambiental.
11h – Eng. Agr. Rogério Jaworski dos Santos, Save-Brasil/Alianza del Pastizal (Brasil) – Ações em andamento no Estado do Rio Grande do Sul.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.